Pular para o conteúdo principal

CINEMA: A TRAGETÓRIA DE UM APAIXONADO

Aos 80 anos, Woody Allen segue como um dos diretores mais ativos de Hollywood. Seu novo longa, Café Society, chega hoje aos cinemas

Cafe Society é o 47º filme de Woody Allen. Trama se passa na glamourosa hollywood dos anos 1930 e traz no elenco Kristen Stewart (a Bella de A Saga Crepúsculo) e Jesse Eisenberg (o novo Lex Luthor)
As diferentes manifestações do amor transbordam das histórias de Woody Allen. Mesmo que comumente trabalhe o relacionamento de homens e mulheres, as paixões pelo cinema, literatura, pelas décadas passadas e por Nova York já foram abordadas nos seus mais de 40 filmes. Em 2016, o diretor completa 80 anos de vida (em 1º de dezembro) e 50 anos de carreira, iniciada com O Que Há, Tigresa?, seu primeiro longa-metragem.
Sem nunca ter tido uma grande pausa entre suas produções, seu novo filme chega hoje às salas brasileiras. Mais uma vez explorando as facetas do amor, Café Society mostra Bobby (Jesse Eisenberg), um jovem que na Los Angeles dos anos 1930, época dos grandes estúdios de Hollywood, chega em busca de se tornar bem sucedido na indústria do cinema. No processo, conhece e se apaixona por Vonnie (Kristen Stewart), auxiliar e amante de seu tio, interpretado por Steve Carrell, um executivo importante do ramo. O filme abriu o Festival de Cannes de 2016, onde recebeu críticas mistas.

Dentre outros maneirismos do diretor e roteirista, a inserção de sua persona nos filmes não deixa de marcar presença no novo filme. Se em outras produções, como Noivo Neurótico, Noiva Nervosa e Zelig, o próprio Allen interpretava o judeu estranho e cheio de referências culturais que é, em seus trabalhos mais recentes vem colocando atores mais jovens para assumirem esse papel, como Owen Wilson em Meia-Noite em Paris e o próprio Jesse Eisenberg.

Apesar da busca em retratar o amor em suas obras, Allen jamais deixa de mostrar a imperfeição dos relacionamentos. E isso não será diferente em Café Society.

Ainda para 2016, o diretor lançará a série Crisis in Six Scenes, pela Amazon. O elenco conta com o próprio Allen e Miley Cyrus. Com seis episódios, a estreia está marcada para 30 de setembro.

Polêmica
A carreira de sucessos, no entanto, não impediu que a vida pessoal de Allen fosse marcada por polêmicas. Em 1992, após se separar de sua então companheira, Mia Farrow (protagonista de O Bebê de Rosemary), o novaiorquino se casou com a filha adotiva de Mia, Soon-Yi, de 19 anos. No mesmo ano, ele foi acusado de abusar sexualmente da própria filha, Dylan Farrow, de 7 anos. Uma investigação seguiu por meses e Allen foi inocentado por falta de evidências de um real abuso. Em 2014, o tema voltou à tona, após Dylan publicar uma carta falando sobre o período em que foi abusada. Allen não foi acusado formalmente.
O Povo

Comentários