Pular para o conteúdo principal

CURSO DE DIREITOS HUMANOS

Grecianny Carvalho Cordeiro*

Nos dias 05 a 16 de setembro de 2016, acontecerá o “V Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos, promovido pelo instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH) e pelo Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH), através de seu Escritório Regional para a América do Sul em Montevidéu, em parceria com a Procuradoria Geral do Estado do Ceará (Centro de Estudos e Treinamento -CETREI e Escola Superior de Formação Jurídica) e a Universidade de Fortaleza (Unifor) e com o apoio de numerosas instituições”.

O curso em comento, já na quinta edição, terá como tema: O Princípio da Humanidade e a Salvaguarda da Pessoa Humana, e busca a capacitação de diversos profissionais, dentre advogados, juízes, defensores públicos, promotores de justiça, procuradores do estado, policiais civis e militares, sociólogos, jornalistas, representantes da sociedade civil, com atuação na área de direitos humanos.

Ministrado de modo bilíngue – sem tradução simultânea, o curso adota um regime de imersão, contando com “conferências, painéis de especialistas, mesas de discussão, oficinas temáticas, estudo de caso, visitas a instituições e muito mais, com o objetivo de elaborar propostas de ação, em diferentes níveis, vinculadas à temática central”.

Em nossa sociedade, especificamente a brasileira, direitos humanos passou a ter um significado completamente desvirtuado, de forma até jocosa, é associado ao que no linguajar coloquial se denomina: defensor de criminosos, direitos humanos para bandidos. Quem nunca ouviu essas frases?

Mas direitos humanos são os direitos de todos nós, de todo ser humano, de toda a humanidade, e por isso mesmo devem ser bem compreendidos e bem explicados, de modo a não incorrermos em imprecisões que beiram à falta de conhecimento.

É preciso não mais associar direitos humanos à proteção de criminosos, em detrimento das vítimas, de policiais, de instituições, da sociedade.

No curso do IBDH, os direitos humanos serão tratados em sua real acepção, abordando-se questões como o tráfico de órgãos e de mulheres, os desafios das inclusão e superação da pobreza, direitos humanos de pessoas migrantes, refugiadas e deslocadas, justiça restaurativa e mediação penal, terrorismo, alicerces da democracia, além de outros temas de extrema importância, notadamente, no âmbito do direito internacional, a merecerem profunda reflexão.

Será um bom momento para aprender. Porque sempre há algo a aprender.

*Promotora de Justiça

Comentários