Pular para o conteúdo principal

Em visitas, estudantes lembram a ditadura no CE

Valter Pinheiro orientou os alunos no Memorial da Resistência
Numa sala escura, cerca de dez adolescentes ouviram ontem relatos do professor aposentado Valter Pinheiro, de 71 anos. No local, ele foi mantido preso durante a ditadura militar, quando tinha 20 anos. O professor voltou lá para contar a própria história e manter viva nos adolescentes a memória daqueles que lutaram no período. 
Os adolescentes foram levados à visita pela Coordenadoria de Direitos Humanos do Estado (COPDH) como parte das ações voltadas ao tema. A visita causou arrepios e sentimento de medo e claustrofobia, relataram os estudantes.
Na antiga cela, na sede da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), funciona o Memorial da Resistência. O prédio, na época, era a sede da Polícia Federal (PF).

Além do local, a rota dos estudantes do Liceu do Ceará incluiu o 23° Batalhão de Caçadores, a 10ª Região Militar e a sede da Secretaria da Saúde do Estado, onde funcionou a Subsistência da 10ª Região Militar. O roteiro do projeto Percursos da Memória e Verdade terminou no Museu do Ceará.
“A gente sempre acha que (a ditadura) foi algo distante. É interessante ver que foi uma realidade próxima da gente”, disse o estudante do 3° ano Ygor Leonardo, 19.

De acordo com Lúcia Rodrigues, articuladora da Célula da Educação em Direitos Humanos da COPDH, o passeio acontecerá mensalmente. A programação deste mês tem ainda exibição de filmes, exposições fotográficas e palestras. “Boa parte da população brasileira atual não viveu a ditadura. É um passado recente. Não podemos privar os estudantes de conhecerem este momento”, afirmou Lúcia.
Serviço
Programação de agosto do projeto Memória e Verdade



Agendamento de visitas ao Memorial da Resistência
De segunda a sexta-feira, das 9h às 16 horas 
Telefone: (85) 3105 1291
E-mail: cphc.secultfor@gmail.com 
Local: Secretaria da Cultura de Fortaleza
O Povo

Comentários