Pular para o conteúdo principal

Esquecido num celeiro, BMW de Elvis é restaurado

Rei do Rock comprou o carro em 1958 e teve que pintá-lo de vermelho para driblar fãs


Elvis Presley comprou quando serviu na Alemanha. Astro faleceu em 16 de agosto de 1977. Foto (BMW/Divulgação)
Por Thiago Ventura
Portal DomTotal

Há quase 40 anos, em 16 de agosto de 1977, o cantor Elvis Presley deixava uma legião de fãs tristes com sua morte. Mas um pouco da sua história acaba de ser resgatada em um caso impressionante. Um carro que pertenceu a Presley foi encontrado num celeiro empoeirado nos Estados Unidos e acaba de ser completamente restaurado.

Trata-se de um BMW 507 1957, um raro esportivo com apenas 254 unidades produzidas. Elvis Presley comprou o carro na Alemanha em 1958, quando serviu pelo Exército americano. Originalmente branco, o Rei do Rock resolveu pintar de vermelho o BMW.  Motivo? Inibir as fãs que insistiam em deixar recados e beijos de batom vermelho na lataria do carro!

Presley levou o carro para os Estados Unidos, mas acabou vendendo o modelo pouco tempo depois. O novo proprietário resolveu adaptar o veículo para competições, trocando o motor original por um V8 Chevrolet, além da caixa de marchas e eixo traseiro. O painel também foi modificado.

Em 1968, o carro foi comprado por Jack Castor, um colecionador que não sabia do famoso dono antecessor. O BMW ficou guardado por 40 anos num celeiro à espera de restauração, que nunca aconteceu.

O destino mudou quando a jornalista automotiva Jackie Jouret tentou localizar o veículo numa reportagem em que contava a história. Ela acabou descobrindo o carro em 2009; o próprio Castor entrou em contato ao conferir o chassi do carro. Era o mesmo #70079 que Elvis comprou. A autenticidade foi comprovada pela BMW. Porém, o proprietário ainda não tinha condições de reformar o modelo.

O esportivo foi por fim adquirido pela BMW Classic, divisão de modelos históricos da marca bávara, que buscou o carro de volta para Alemanha em 2014. A situação era deplorável e foi um desafio até mesmo para a própria marca.

As peças são tão raras, que a BMW teve que fabricar algumas, utilizando os processos originais, mas com ajuda da impressão 3D. Motor, eixo e transmissão originais voltaram ao modelo. O 507 é equipado com motor 3.1 V8 de 150 cv feito em alumínio e rádio Becker Mexico. A transmissão é ZF manual de quatro marchas. No interior, a forração com fibra de coco foi restaurada. A pintura voltou aos padrões da época, inclusive com o mesmo tipo de acabamento e brilho, diferente das atuais.

Depois de dois anos de trabalho, o modelo ficou completamente restaurado, como foi vendido para Elvis Presley em 1958. Jack Castor faleceu em 2014 e não viu ao modelo pronto. O BMW 507 será exibido para os fãs nos Estados Unidos neste domingo, 21 de agosto, no encontro de antigos Pebble Beach Concours d'Elegance 2016, na California. Depois, ficará no museu da BMW na Alemanha. Uma bela homenagem ao eterno Rei do Rock!

Redação DomTotal

Comentários