Pular para o conteúdo principal

Exposição fotográfica retrata a relação entre pai e bebê

Exposição será aberta hoje
Ter o filho nos braços pela primeira vez, olhar nos olhos após meses de espera oculta na barriga da mãe. Para muitos pais, a participação na gestação, no parto e no puerpério pode parecer distante. Mas essa relação está mudando. E tudo começa exatamente no momento em que o “Colo de Pai” acontece.

Esse é o nome da exposição da fotógrafa de família e parto humanizado, Roberta Martins, que será aberta hoje, no Hospital São Camilo - Cura d’Ars. A exposição faz parte do movimento que leva seu nome e ocorre no mês de agosto. “É a primeira vez que um hospital está investindo assim em arte. Isso é importante, pois demonstra preocupação com a humanização e o bem estar da mãe e do bebê. Você acaba tendo cada vez mais médicos envolvidos na importância desses laços, que incluem os pais. É de encher o coração”, diz Roberta.

A exposição, itinerante, fez parte do seminário da Associação Brasileira de Obstetrizes, Enfermeiros Obstetras e Neonatais (Abenfo), no Ceará, realizado este mês. No dia 27 de setembro, segue para o Espaço Mãe do Corpo.

Amamentação
Quem já viveu sabe o quanto pode ser decisivo para a amamentação ter com quem dividir seus desafios. Apertar a mão enquanto o peito ferido está sendo sugado pelo bebê, saber que terá companhia na madrugada em claro alimentando-o, ouvir que “sim, você consegue” e ter o respeito daquele com quem se escolheu ter um filho. O apoio à mãe nesse momento será discutido na abertura da exposição, em roda de conversa com a psicóloga Carla Weyne.
“Vamos conversar sobre a amamentação, reforçando os benefícios físicos e psicológicos e enfatizando como o pai pode contribuir nesse processo”, explica Carla.

Serviço
Exposição Colo de Pai
Quando: abertura dia 22, de 18 às 20 horas
Onde: hospital São Camilo-Cura d’Ars (rua Costa Barros, 833)
Inscrições pelo e-mail: allison@saocamilofortaleza.org.br

O Povo

Comentários