Pular para o conteúdo principal

Oco do Mundo vai percorrer o Nordeste em busca de gravuras fantásticas

Dois artistas vão percorrer o Nordeste em busca de histórias, saberes e encantos dos mestres populares adeptos da gravura fantástica

DIVULGAÇÃO
Artistas vão percorrer 10 cidades do Nordeste para registrar o trabalho de mestres populares

Os artistas Rafael Limaverde e Marquinhos Abu vão transpor as distâncias entre dez cidades nordestinas para encontrar mestres populares versados no mundo fantástico. A viagem, que começa na segunda-feira, 15, vai reunir material para composição de um documentário, de um livro e de uma exposição. O lançamento do projeto - denominado Oco do Mundo, uma viagem em busca do imaginário nordestino - acontece no próximo sábado, 13. Para reunir recursos, será realizada a venda de uma tiragem da xilogravura “Equidna”, obra de Rafael.


A exposição, que se chamará Bestiário Nordestino, foi contemplada pelo Edital Temporada de Arte Cearense 2016. Mas a viagem de pesquisa e os outros produtos ainda precisam de verbas para sair do papel. No evento de sábado, realizado no Mambembe Comida e Outras Artes, haverá pintura ao vivo de Narcélio Grud, feijoada da chef Bia Leitão, discotecagem de Denilson Albano e Estácio Facó.

Rafael e Marquinhos, curadores do projeto, vão dialogar com dez mestres populares sobre as gravuras oriundas do mundo fantástico. “A xilogravura é um espelho de nós mesmos. Ora rude ora delicada, colorida ou monocromática, ‘popular’ ou contemporânea... Ela é o sertão por excelência. E é nesse cenário que buscamos a essência do povo nordestino, seus monstros e demônios, tencionando esse limite entre o homem e o animal, a realidade e a fantasia, entre a lucidez e o delírio”, acredita Rafael Limaverde.

O itinerário tem início em Fortaleza, passando por Crato e Juazeiro. Depois, a dupla segue para Souza, Taperoá, Campina Grande e João Pessoa, todas na Paraíba. As próximas paradas serão em Pernambuco, onde visitarão Caruaru, Bezerros, Olinda e Condado.

O projeto surgiu do anseio de entender e de jogar luz sobre os artistas populares e ilustradores que dialogam com o mundo fantástico. “A modernidade trabalha incansavelmente em prol do ‘desencantamento do mundo’. Mas o sertão, essencialmente um lugar de resistência, mantém vivo seu sagrado, seu profano, seus mitos e dragões”, lembra Rafael.

Para conhecer tantas vozes diferentes, serão percorridos cerca de 2 mil quilômetros. Uma fanpage no Facebook (ver serviço) será utilizada como diário de bordo pelos artistas. Dessa forma, o público poderá acompanhar - de longe - as andanças. “Essa fase do projeto não tem recurso, por isso tivemos a ideia de criar um tipo de financiamento coletivo, vendendo uma xilo do Rafael para levantar dinheiro para viagem, daí então várias colaborações foram se somando”, diz Marquinhos Abu.

“Ir ao ‘Oco do Mundo’ é buscar esse ainda encantamento latente na vida e no imaginário sertanejo que entalha e imprime o grotesco do mundo”, pontua Rafael. No próximo sábado, será comercializada uma tiragem de 60 cópias da xilogravura “Equidna”. A previsão é encerrar a viagem em 30 de agosto.

SERVIÇO

Lançamento projeto Oco do Mundo
Quando: sábado, 13, às 13 horas
Onde: Mambembe (Rua dos Tabajaras, 368 - Praia de Iracema). Entrada gratuita
Outras informações: facebook.com/bestiarionordestino
O Povo

Comentários