Pular para o conteúdo principal

Por que às vezes o céu fica avermelhado?

“À noite céu vermelho, deleite do marinheiro; de manhã céu vermelho, toma cuidado, marinheiro”. O ditado popular refere-se à vermelhidão do céu no pôr-do-sol e no amanhecer. Pela crença popular, indicaria a ocorrência de céu limpo ou de chuva nos dois momentos, respectivamente. No entanto, de acordo com Raul Fritz, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a vermelhidão do céu e a ocorrência de chuvas 
não estão relacionadas. 


O colunista do O POVO, José Evangelista, professor do curso de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que a luz do sol é uma mistura de todas as cores visíveis: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. Cada cor corresponde a um comprimento de onda. Quando a luz do sol atravessa a atmosfera, é espalhada pelas partículas do ar. O espalhamento depende do comprimento de onda da luz e do tamanho das moléculas de ar. A relação entre esse dois fatores é o que os físicos chamam de ressonância.

Por causa da ressonância, a eficiência com que o azul é espalhado é cerca de 10 vezes maior que a eficiência para o espalhamento da componente vermelha. Por isso o céu é azul.

Quando o sol está nascendo ou se pondo — entrando na atmosfera, entre em um ângulo pequeno, atravessa um percurso mais longo. A componente azul espalhada vai para as regiões da Terra onde é dia. Já nas outras áreas, vão as componentes de outras cores, principalmente o amarelo, laranja e vermelho.

Esse efeito é ainda mais acentuado quando a atmosfera tem outras partículas sólidas em suspensão. Se o ar tiver uma quantidade maior de poeira, tende a avermelhar mais ao pôr do sol e ao amanhecer, pois as partículas interferem no espalhamento da luz.

O POVO ONLINE
Você tem fotos de um pôr do sol ou nascer do dia inesquecível? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #vocêfotógrafo

Comentários