Pular para o conteúdo principal

Refugiados criam aplicativo para ultrapassar burocracia

Programa informático está preparado para traduzir os formulários para árabe ou inglês e disponibiliza um mapa da cidade de Berlim para ajudar os requerentes de asilo a lidar com os processos burocráticos na Alemanha


Um grupo de cinco refugiados sírios na Alemanha criou uma aplicação para telemóveis que será lançada em janeiro do próximo ano e visa facilitar o trabalho dos que pretendem pedir asilo às autoridades alemãs. O programa, a que deram o nome «Bureaucrazy», está preparado para traduzir os diversos formulários para árabe e inglês e conta com um mapa de Berlim onde surge a localização dos serviços a que os refugiados têm de recorrer para regularizar a sua situação. 

Munzer Khattab, de 23 anos, é um dos criadores da aplicação. Teve que abandonar a cidade de Latakia o ano passado, para evitar o serviço militar na Síria, e sentiu a necessidade de criar o programa depois de se ter confrontado com dezenas de documentos em alemão, idioma que não dominava. «Quando perguntávamos aos alemães, eles também tinham problemas para entender os formulários. Se custava aos próprios alemães, como íamos entendê-los nós?», explicou o jovem às agências internacionais. 

Khattab e os seus companheiros desenvolveram o projeto no âmbito de um curso de programação que frequentaram num colégio sem fins lucrativos, em Berlim, que procura promover a integração de refugiados. A ideia já ganhou um concurso de desenvolvimento de software e foi muito elogiada na conferência tecnológica Startup Europe. O ano passado, entraram na Alemanha mais de um milhão de refugiados.


Fátima Missionária

Comentários