Pular para o conteúdo principal

Alunos do ensino médio simulam reuniões do Conselho de Segurança da ONU

O evento estimula uma experiência diferente de estudo e seleciona estudantes para a final realizada em Brasília. 70 alunos de Fortaleza participam hoje e amanhã

Meninos de terno e gravata, a obediência aos ritos da reunião, a vez da fala seguindo uma lista e a opinião de cada país sobre como conter os ataques do Estado Islâmico. Assim chegou a Fortaleza o evento InterBrasil, campeonato de simulações da Organização das Nações Unidas (ONU) entre alunos do ensino médio. Promovidas pela instituição Internationali Negotia, as simulações selecionam estudantes para o evento final em Brasília, a ser realizado em dezembro.
São 70 alunos de Fortaleza participando das atividades hoje e amanhã na faculdade Fanor DeVry. A maioria vem das escolas Ari de Sá, Farias Brito e Master. Cada um debate em simulações do Conselho de Segurança da ONU como embaixador de um país. Como Estados Unidos, Albânia, a Federação Russa e China. Eles são avaliados por critérios de oratória, capacidade de negociar, etiqueta e diplomacia.
Com guia de estudos, os participantes têm cerca de três meses para se preparar para o evento. Em Fortaleza, o tema abordou as ações violentas do Estado Islâmico e as consequências dos atos da organização nos diversos países. Outro critério para avaliar os alunos de melhor desempenho é a Noite Cultural, que simboliza uma confraternização entre as nações.
Curiosidades e características de cada país são ainda apresentados pelos alunos ao fim dos debates. Para o presidente da InterBrasil, João Victor de Araújo, 18, o objetivo é promover uma vivência complementar aos estudos do ensino médio dentro de uma sala de aula. Em Brasília, a final recebe cerca de 100 alunos dentre os 4 mil participantes das capitais brasileiras. O melhor colocado ganha uma viagem para participar na simulação da ONU na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
O Povo

Comentários