Pular para o conteúdo principal

Doação de cabelo é recebida como afeto em forma de peruca por crianças

A doação de cabelos funciona como forma de carinho para crianças em tratamento de câncer

A menina conversou ao telefone com uma firmeza singular, inesperada pra quem enfrenta uma leucemia desde os oito anos. Em entrevista ao O POVO, a pequena Geovana Pereira, hoje com nove anos, contou como foi despedir-se dos cabelos durante a quimioterapia — realizada a cada 20 dias desde o fim de 2015. Para o tratamento, a menina perfaz 305 km de Mombaça, onde reside, a Fortaleza.


“Quando a gente soube, minha mãe e minha irmã começaram a chorar. Eu disse a elas que não adianta chorar. O cabelo é meu. Se tiver de crescer, vai crescer”. A menina, que é acolhida pelo Lar Amigos de Jesus, no Joaquim Távora, recebeu uma peruca — presente de alguém que decidiu doar as mechas como forma de afeto. Mesmo grata, enfatiza: “o cabelo não é importante. A minha cura, sim”.

Além dela, outras 2.521 crianças são amparadas pela instituição, que recebe meninos e meninas do Norte e Nordeste do País que têm câncer, hidrocefalia ou que passaram por transplantes de fígado, rim ou coração. A maioria, devido ao tratamento químico, perde os cabelos e fica à espera de doações de mechas.

No último dia 19, a segunda edição do projeto “Um pedacinho de amor não dói”, realizada no Hospital Geral Waldemar de Alcântara, em Messejana, buscou mobilizar doadores de cabelo para a confecção de perucas, que serão destinadas a crianças do Lar Amigos de Jesus e da Associação dos Amigos do Crio (Assocrio). Mais de 400 doadores participaram da ação. 

Doação
Para a confecção de uma peruca, mechas de quatro ou cinco pessoas, com o mínimo de 15 cm cada, precisam ser doadas. Cabelos com química também são aceitos. A microempresária Adrízia Andrade confecciona as perucas voluntariamente para o projeto. 

Geovana recebeu a peruca há três meses. Ela admira a atitude de quem não sente dor em doar um pouco do que, às vezes, sobra. “É uma atitude muito linda. E eu adoro usar a minha peruca pra tirar foto. 
Me sinto bonita”.

Serviço
Um pedacinho de amor não dói
Telefone: (85) 9 8730 2722

O Povo

Comentários