Pular para o conteúdo principal

Movimento mundial conscientiza população sobre a realidade do suicídio e que é possível prevenir

O Setembro Amarelo acontece durante todo o mês, no Brasil e no mundo. Há uma atenção especial no dia 10 de setembro, pois é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A missão é mostrar, principalmente, que mais de 90% dos casos podem ser evitados.

Foto: Reprodução / Internet

Segundo o Ministério da Saúde, todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram a sua própria vida. Para a pasta, a estatística é resultado da falta de prevenção, que poderia ter evitado, pelo menos, a morte de 28 dessas pessoas, ou seja, quase 90% desse índice. No Brasil, o ato de tirar a própria vida aumentou, entre pessoas de 15 a 29 anos, 20% nas últimas duas décadas. Para o Centro de Valorização da Vida (CVV), suporte emocional por telefone que atua 24 horas por dia na tentativa de reduzir esses números, a maioria dos casos poderia ser evitada se aquela pessoa tiver a oportunidade de falar, desabafar. Com a missão de mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, o movimento mundial Setembro Amarelo conscientiza a população sobre a realidade desse problema.

O diálogo como ferramenta de prevenção também é defendido pelo psiquiatra e coordenador do projeto de Apoio à Vida (Pravida), do Hospital Universitário Walter Cantídio, Fábio Gomes de Matos. Ele acredita que o não conhecimento dos casos e a falta de discussão acerca do assunto só colaboram para o aumento dos índices. O psiquiatra destaca que o problema é sério e deve ser enfrentado como um caso de saúde pública. “A maioria das pessoas tem preconceito com a depressão e com outros problemas relacionados à saúde mental, mas precisamos reduzir esse preconceito. Mas, para isso é necessário que a pessoa saiba onde e como procurar ajuda para que o suicídio não aconteça”, explicou o Gomes de Matos, em entrevista ao jornal O Estado.

Suporte emocional
Em Fortaleza, o serviço de atendimento e ajuda gratuita por telefone do CVV existe há 28 anos. Segundo uma voluntária, que preferiu não se identificar, o número 141 recebe cerca de 1.600 ligações por mês. O atendimento é sigiloso. Todos os atendentes passam por cursos para entender como deve ser realizado o suporte. “Escutamos e mostramos que há outras soluções. Somos humildes e solidários”, disse a voluntária. Para quem mora no interior, as ligações podem ser feitas para (88) 3257.1084.

O programa PraVida também realiza atendimentos, com o objetivo de prevenir o suicídio. Para ser atendida, a pessoa deve ligar para (85) 3366-8149 e agendar uma triagem.

Motivos
Entre os principais motivos que levam a pessoa a pensar a praticar o ato, estão os transtornos mentais, depressão, transtorno bipolar, transtorno de personalidade, esquizofrenia, além da dependência de substâncias químicas como álcool e drogas em geral. “Se houver tratamento adequado a esses problemas, conseguimos reduzir as taxas de suicídio em 97%”, salientou o coordenador do PraVida.
 

Foto: Reprodução / Facebook CVV

Atividades
Durante todo o mês, diversas ações serão realizadas para chamar a atenção e sensibilizar a sociedade sobre o tema. Veja, abaixo, a programação:

05/09 - Palestra: atendimento ao paciente suicida
Local: Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (Messejana)
Horário: 9 às 11 horas

08/09 Cine Pravida
Filme: Cake - uma razão para viver
Local: Unifor
Horário: 13h30 às 16h30

10/09 Caminhada Pravida
Local: Avenida Beira Mar (Em frente ao Espigão)
Horário: 16h30

10/09 Mesa-redonda: Suicídio e Brincadeiras Perigosas - a informação é o primeiro passo para a mudança
Horário: 15 às 19 hrs
Local: Soesma (Sociedade Espírita de Maracanaú), Rua 09, n° 292, Jereissati 1 – Maracanaú/Ceará

13/09 a 15/10
Curso IJF
Tema: Urgência e emergência na construção da rede de prevenção ao suicídio.
*destinado aos profissionais do Instituto Doutor José Frota (IJF)

23/09 Roda de conversa
Tema: Acolhimento de emergência ao paciente com tentativa de suicídio
Local: UPA - Vila Velha
Horário: 9 às 12 horas
*destinado aos profissionais da UPA

Palestra com Márcio Vaz
Márcio Vaz é psicólogo, coach, escritor e palestrante. Autor do livro “Minha Boca, Meu Caminhar”, intitulado assim pelo fato de digitar com a boca, em virtude da tetraplegia, e trabalhar com a comunicação falada em suas palestras. O palestrante é a prova viva de que a vida pode mudar em questão de segundos. “A minha missão é inspirar pessoas na superação dos seus desafios, servindo como exemplo de resiliência, determinação, força e criatividade para o alcance de novos resultados”, afirma.

Locais
14/09 - Sesi Parangaba, Avenida João Pessoa, 6754 – Parangaba
Horário: 8 horas
21/09 - Sesi Albano Franco, Avenida do Contorno, 1103 - Distrito Industrial I – Maracanaú
Horário: 9 horas
Inscrições Gratuitas: www.sesi-ce.org.br

Setembro Amarelo
O “Setembro Amarelo” é um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do País. Mundialmente, o IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio) estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês, no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Mais informações
Facebook / PravidaHUWC
Instragram @pravidaufc


Boa Notícia

Comentários