Pular para o conteúdo principal

Show-palestra comemora os 81 anos de Vandré

Evento será nesta quinta-feira a partir das 19h30, no auditório do Memorial Minas Vale.


O compositor paraibano Geraldo Vandré faz 81 anos no dia 12 de setembro. Para comemorar a data, seu biógrafo, Jorge Fernando dos Santos, realiza o show-palestra “Violão, voz e Vandré”. Será nesta quinta-feira, dia 8, a partir das 19h30, no auditório do Memorial Minas Vale (Praça da Liberdade) – com entrada franca.
Acompanhado do músico Marcello Dinis, o jornalista que publicou no ano passado o livro “Vandré – o homem que disse não” (Geração Editorial) fala da carreira do compositor, que foi um dos ícones da era dourada dos grandes festivais.
Autor de clássicos como “Disparada” (com Théo de Barros) e “Pra não dizer que não falei das flores – Caminhando”, Geraldo Pedrosa de Araújo Dias (ou Geraldo Vandré) retirou-se da cena artística tão logo voltou do auto-exílio no Chile, em 1973, tornando-se uma das figuras mais emblemáticas da MPB.
No show-palestra do Memorial Vale, Jorge Fernando e Marcello Dinis interpretam canções do controvertido artista, contando com a participação especial do grupo vocal OverVozes, sob a regência do maestro e violonista Hudson Brasil. O livro estará à venda no local do evento.
O elenco
Jorge Fernando dos Santos trabalhou por mais de 20 anos no jornal Estado de Minas, como crítico, repórter, articulista e editor de cultura, revistas e suplementos. Escritor consagrado, publicou 43 livros, entre eles o romance “Palmeira seca” (Prêmio Guimarães Rosa 1989, adaptado para teatro e TV, tema de dissertação de mestrado na Itália), “ABC da MPB” (selo de altamente recomendável da FNLIJ), “O rei da rua” (quase 200 mil exemplares vendidos) e “Alguém tem que ficar no gol” (finalista do Prêmio Jabuti em 2015). Dia 24 de setembro, às 10h, autografa o “Cordel do Rio Chico”, na livraria Paulus de BH.
Marcello Dinis é cantor e compositor com vasta experiência artística. Formado pelo Conservatório Mineiro da UFMG, foi barítono do Coral Newton Paiva, apresentou-se em shows e festivais nacionais e internacionais, tendo inclusive feito coro para shows de Roberto Carlos.
Vencedor de vários festivais, Dinis gravou cinco CDs com músicas próprias ou em parceria (inclusive com Jorge Fernando). Seu disco mais recente, “Esperanto banto” teve a participação especial de Milton Nascimento na faixa-título. Também desenvolve um trabalho paralelo, como integrante do trio percussivo Tempera Viola.
Já o grupo vocal OverVozes foi fundado em Belo Horizonte há quase dois anos por uma turma de amigos que têm a música como devoção. Sob a liderança do compositor Cássio Tiso, reúne 18 integrantes regidos pelo maestro e violonista Hudson Brasil. No repertório, o fino da canção brasileira, com destaque para sucessos dos antigos festivais, incluindo composições de Geraldo Vandré, Edu Lobo, Dori Caymmi e Milton Nascimento.
Em outubro, o OverVozes será uma das atrações do FIC (Festival Internacional de Corais), que todo ano movimenta a cena musical belo-horizontina. Também tem uma apresentação agendada para o dia 3 de dezembro, no auditório do Memorial Minas Vale, também com entrada franca.
Dom Total

Comentários