Pular para o conteúdo principal

Uma em cada 200 crianças é refugiada, revela UNICEF

Fundo das Nações Unidas para a Infância revela que quase 50 milhões de crianças estão deslocadas. Deste total, 28 milhões tiveram que fugir de suas casas por causa de conflitos e da violência


Os dados são alarmantes. Segundo o mais recente relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) sobre «A crescente crise de crianças refugiadas e migrantes», existem neste momento perto de 50 milhões de menores deslocados no mundo, sendo que 28 milhões foram obrigados a procurar refúgio noutros países por causa da violência. 

Em África, dos 5,4 milhões de refugiados, cerca de três milhões são crianças. Nas Américas estão instalados 6,3 milhões de menores refugiados, na Ásia 12 milhões, na Oceania sete milhões e na Europa 5,4 milhões. Estes números fazem com que uma em cada 200 crianças no mundo seja refugiada. 

Segundo a UNICEF, as crianças que fogem de seus países por causa de conflitos e violência estão por norma traumatizadas, pois enfrentaram vários perigos durante as viagens, incluindo riscos de afogamento nas travessia pelo mar, desnutrição e desidratação. E quando chegam aos países de destino, ficam sujeitas aos perigos de sequestro, tráfico humano, discriminação e xenofobia. 

A Turquia é o país que abriga o maior número de crianças refugiadas no mundo. Já em relação à população, o Líbano é o que regista a maior proporção: um em cada cinco libaneses é refugiado. 

O relatório mostra ainda que cada vez mais crianças estão a atravessar as fronteiras sozinhas. No ano passado, mais de 100 mil menores desacompanhados pediram asilo em 78 países, o triplo do registado em 2014.


Fátima Missionária

Comentários