Pular para o conteúdo principal

Bob Dylan reconhece Nobel em seu site, mas retira citação em seguida

O cantor e compositor Bob Dylan, durante show no festival Vieilles Charrues em Carhaix-Plouguer, no oeste da França, em julho de 2012 (Foto: Fred Tanneau/AFP/Arquivo)O cantor e compositor americano Bob Dylan, de 75 anos, finalmente reconheceu o Prêmio Nobel de Literatura. Nesta quinta-feira (20), uma mensagem no site oficial do artista para divulgar do livro "The lyrics: 1961-2012" trazia o seguinte destaque, em letras maiúsculas: "Winner of the Nobel Prize in Literature" ("Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura").
A mensagem, porém, desapareceu horas depois. Sem explicação, foi substituída por um link para comprar a obra, que reúne letras do artista.
A exclusão do texto aumentou o mistério em torno da atitude de Dylan diante do prêmio concedido em 13 de outubro. Desde que ele se tornou o primeiro músico a ser reconhecido com o Nobel de Literatura, especula-se que o artista pode recusar a distinção. 
A mensagem desta quinta foi a primeira admissão pública do Nobel por parte de Dylan, cujo silêncio inquietou a própria Academia Sueca. O órgão desistiu depois de várias tentativas de comunicar a distinção pessoalmente.

Essa falta de resposta oficial por parte do vencedor do Nobel tem alimentado todos os tipos de especulações a respeito da participação ou não do cantor na cerimônia de entrega do prêmio.  Todos os anos, os escolhidos recebem o Nobel das mãos do rei da Suécia e fazem um discurso.

"Se [Dylan] não quiser vir, não virá. Apesar disso, será uma grande festa. O prêmio pertence a ele", explicou a secretária do órgão.

A Academia Sueca concedeu o Prêmio Nobel a Dylan por ter criado "novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção americana".
Um precedente de rejeição ao Nobel de Literatura é o do francês Jean-Paul Sartre, que, contrário a todo tipo de distinções, não o aceitou em 1964, embora seu nome figure na lista de vencedores.
G1

Comentários