Pular para o conteúdo principal

"A resistência", de Julián Fuks, é eleito livro de ficção do ano no Prêmio Jabuti

Julián Fuks levou o Prêmio Jabuti na categoria Romance pelo livro 'A Resistência' (Foto: Reprodução/YouTube/Companhia das Letras)O escritor paulistano Julián Fuks é o vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Livro do Ano Ficção, com o romance "A Resistência" (Companhia das Letras). Os primeiros colocados das 27 categorias da premiaçãoreceberam seus troféus em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (24), no Auditório Ibirapuera.
Por conta de um empate, a estatueta de Não Ficção foi compartilhada por duas obras, “Mário de Andrade: Eu sou Trezentos: Vida e Obra” (Edições de Janeiro), do autor Eduardo Jardim, e “Dicionário da História Social do Samba” (Civilização Brasileira), de Nei Lopes e Luiz Antonio Simas.
Os vencedores dos principais prêmios da noite são definidos por votação de profissionais do mercado editorial e ganham, individualmente, R$ 35 mil. A Câmara Brasileira do Livro (CBL), que organiza a premiação, também anunciou nesta quinta os homenageados na categoria Escolha do Leitor. Foram selecionados “Ainda Estou Aqui” (Alfaguara), de Marcelo Rubens Paiva, na categoria Romance; “Amora” (Não Editora), de Natalia Borges Polesso, em Contos e Crônicas; e “Vertigens” (Iluminuras), de Wilson Alves Bezerra em Poesia.
Os ganhadores das demais categorias, premiados com R$ 3,5 mil, foram anunciados no último dia 11. "A Resistência" também ficou em primeiro lugar na categoria Romance.
Os vencedores deste ano foram escolhidos entre mais de 2.400 obras inscritas. Formado por especialistas de cada categoria, o júri foi indicado pelo Conselho Curador do Prêmio, composto por Marisa Lajolo, Antonio Carlos de Morais Sartini, Frederico Barbosa, Luís Carlos de Menezes e Pedro Almeida. Em sua 58ª edição, o Jabuti homenageou a escritora paulistana Lygia Fagundes Telles, com o prêmio Personalidade Literária.
G1

Comentários