Pular para o conteúdo principal

Exposição Bestiário Nordestino abre hoje, 25, no Dragão do Mar

Os curadores Rafael Limaverde e Marquinhos Abu, quando percorreram parte do Nordeste em busca dos artistas que compõem a exposição
Povoando o imaginário popular, monstros revelam muito sobre um povo e seus temores, questões e instintos. É a partir do olhar do humano para a besta - para o medo, afinal - que a exposição Bestiário Nordestino se constrói. Com curadoria dos artistas visuais Marquinhos Abu e Rafael Limaverde, a mostra abre hoje, 25, a partir das 19 horas, na Multigaleria do Dragão do Mar, contando ainda com apresentação especial da banda Totonho e os Cabra, a partir das 22 horas.

Com mais de 40 obras de 19 artistas diferentes, a exposição propõe um olhar para o universo do fantástico e do terror. A ideia surgiu a partir de uma pesquisa de Rafael sobre o imaginário nordestino do bestiário, que vem desde o início dos anos 2000. Quando a dupla se juntou, o trabalho foi para frente, assegurado com o apoio de um edital. No entanto, a ideia era maior e os curadores, ao invés de receberem as obras por correio, caíram na estrada e viajaram por Ceará, Paraíba e Pernambuco atrás delas – foi o projeto Oco do Mundo, que se concretizou a partir de financiamento coletivo.

“A gente pensou que seria bacana conversar com os artistas que fazem essas gravuras e registrar isso em audiovisual, já que muitos deles são mais velhos, alguns com quase 90 anos e problemas de saúde. Eles já haviam sido escolhidos na nossa curadoria e aí fomos atrás desses mestres. Outros artistas entraram na exposição, pois encontramos acervos no caminho que percorrem esse mesmo imaginário”, explica Marquinhos. A captação das obras em viagem, além de filme, também virou um “livro-catálogo-diário”. Ambos devem ser lançados no ano que vem.

A exposição Bestiário Nordestino tem como foco o universo fantástico nas gravuras e cordéis; o livro amplia a questão, registrando também outras expressões nordestinas relacionadas com o bestiário; e o filme, para além disso, fala também dos mestres. A intenção dos artistas é, no futuro, circular com o projeto. “Nossa maior vontade é que a exposição retorne aos locais onde a gente esteve na viagem, para as obras se reencontrarem com seus mestres. Além disso, pensamos em distribuir o livro nas escolas públicas. Na escola, se vê pouco de arte e, quando se vê, não se fala da arte nordestina”, 
aponta Marquinhos Abu. 


Uma das principais características do projeto é a valorização da nordestinidade. Um dos artistas selecionados para a exposição, Nilo é de Juazeiro do Norte e começou a expor em 1992, com ajuda do professor e pesquisador da cultura popular Gilmar de Carvalho. “No início, eu comecei fazendo temática regional em geral. Depois, comecei a fazer gravuras voltadas para o bestiário. A inspiração veio de figuras típicas que eu via, gravuras antigas, capas de cordéis feitas por alguns artistas nordestinos. A gente vai vendo e se inspirando, mas também pesquisando, pra fazer um trabalho pessoal”, explica o artista. Para Nilo, a exposição é muito positiva para os artistas da região. “É uma ideia muito boa, que junta artistas do Cariri cearense, de Pernambuco... É muito bom isso estar acontecendo com uma temática que não é muito comum”. Esse lado do incomum, da magia e do delírio é, para Marquinhos, intrínseco à Região. “O Nordeste inteiro é um universo mágico. A forma como as pessoas vivem e convivem com o semiárido, como a gente se reinventa para sobreviver. Acho que todo mundo, antes de conhecer o mundo, precisa conhecer o Nordeste brasileiro”.
SERVIÇO
Abertura da exposição Bestiário Nordestino, com show da banda Totonho e os Cabra
Quando: hoje, 25, a partir das 19 horas
Onde: Multigaleria do Dragão do Mar (R. Dragão do Mar, 81) 
Entrada franca.
 O Povo

Comentários