Pular para o conteúdo principal

PEÇA: “JESUS ENTRE OS SAMARITANOS”.

(Produzida por José Olímpio de Sousa Araújo)
José Olímpio de Sousa Araújo*
NARRADOR: Quando Jesus soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele fazia mais discípulos e batizava mais que João, deixou a Judeia e retornou à Galileia. Era preciso passar pela Samaria. Chegou, então, a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto da região que Jacó havia dado a seu filho José. Ali se achava a fonte de Jacó. Fatigado da caminhada, Jesus sentou-se junto à fonte. Era por volta da hora sexta. Seus discípulos haviam ido à cidade comprar alimento.
Uma mulher da Samaria chegou para tirar água.

JESUS: “Dá-me de beber!”

SAMARITANA: “Como, sendo judeu, tu me pedes de beber, a mim que sou samaritana? Vocês não gostam do meu povo...”

JESUS: “Se conhecesses o dom de Deus e quem é que te diz:? ‘Dá-me de beber!’, tu é que lhe pedirias e ele te daria água viva!”

SAMARITANA: “Senhor, nem sequer tens vasilha e o poço é profundo, de onde, pois, tiras essa água viva? És porventura maior que o nosso pai Jacó, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu, assim como seus filhos e seus animais?”

JESUS: “Aquele que bebe dessa água terá sede novamente; mas quem beber da água que lhe darei, nunca mais terá sede. Pois a água que eu lhe der se tonará uma fonte de água jorrando para a vida eterna.”

SAMARITANA: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha que vir mais aqui para tirá-la?”

JESUS: “Vai, chama teu marido, e volta aqui!”

SAMARITANA: “Não tenho marido...”

JESUS: “Falaste bem: ‘não tenho marido...’, pois tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; nisso falaste a verdade”.

SAMARITANA: “Senhor, vejo que és profeta... Então me diz uma coisa: Nossos pais adoraram nesta montanha, mas vós dizeis: é em Jerusalém que está o lugar onde é preciso adorar... Onde mesmo se deve adorar?”

JESUS: “Acredite-me, mulher, vem a hora em que nem nesta montanha nem em Jerusalém adorareis o Pai. Ora, vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora – e é agora – em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade, pois tais são os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”.

SAMARITANA: “Sei que vem um Messias (que se chama Cristo)... Quando ele vier nos explicará tudo...”

JESUS: “Sou eu, que falo contigo”.

(Nesse instante, chegam seus discípulos. Fazem gestos de admiração por ele falar com uma mulher.)

SAMARITANA: (deixando seu cântaro junto à fonte) correu à cidade, dizendo a todos:

“VINDE VER UM HOMEM QUE ME DISSE TUDO O QUE FIZ... NÃO SERIA ELE O CRISTO?...

(Então os habitantes da cidade foram ao encontro de Jesus.)
.
DISCÍPULOS (rogando-lhe): “Rabi, come!...”

JESUS (voltando-se para os discípulos, já com os samaritanos presentes): “Tenho para comer um alimento que não conheceis”.

DISCÍPULOS (perguntando-se uns aos outros): “Por acaso alguém lhe teria trazido algo para comer?”

JESUS: Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e consumar a sua obra.
Não dizeis vós: ‘Ainda quatro meses e chegará a colheita?’ Erguei vossos olhos e vede os campos: Estão brancos para a colheita.
Já o ceifeiro recebe seu salário e recolhe fruto para a vida eterna, para  que o semeador se alegre juntamente com o ceifeiro.
Aqui, pois se verifica o provérbio:‘um é o que semeia, outro é o que ceia’.
Eu vos enviei a ceifar onde não trabalhastes; outros trabalharam e vós entrastes no trabalho deles”.

SAMARITANA:

“ELE DISSE TUDO O QUE FIZ!!...”

NARRADOR: Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, por causa da palavra do testemunho da mulher. E pediram a Jesus:

SAMARITANOS: Fica conosco, Senhor!...

NARRADOR: E ele ficou ali dois dias.
Bem mais numerosos foram os que creram por causa da palavra dele e diziam à mulher:

SAMARITANOS: “Já não é por causa de teus dizeres que cremos. Nós próprios o ouvimos, e sabemos que esse é verdadeiramente o salvador do mundo”.

NARRADOR: 

“Irmãos e irmãs! Que esta singela encenação, baseada do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João (cap. 4, vers. 1-42) gere em todos nós uma pequena reflexão:
Aproveitemos o tempo natalino para substituirmos a crença em Papai Noel e outras mentiras e ilusões pela verdade daquele que veio, e que vem ao mundo para nos salvar. Ele está no meio de nós. A Ele, a honra, a glória e o poder.

TODOS: FELIZ NATAL!

* Prof. Olímpio Araújo é coautor dos livros “Desenvolvendo a habilidade de escrever” e “Ortografia Atualizada” / Secretário da Academia Metropolitana de Fortaleza.
Foto: Padre Geovane Saraiva
Presépio: Paróquia Santo Afonso, Parquelândia - Fortaleza CE

Comentários