Pular para o conteúdo principal

Livro discute violência contra surdos

A violência contra os surdos está presente em quase todos os lugares: dentro de casa, na falta de atenção e entendimento; na rua, pela ausência de oportunidades; na escola, pelo bullying e carência de adaptação. Essas são algumas conclusões da dissertação de mestrado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), de Nilton Câmara. A pesquisa se transformou em Grito silenciado: conceitualizações de violência na comunidade surda, livro que vai ser lançado hoje, na Livraria Cultura, na Aldeota. 
“Quase não existe, na literatura, livros que falem da relação entre violência e o surdo. Foi um desafio fazer a pesquisa”, aponta o professor, que leciona a disciplina de Libras para cursos de graduação em Letras e Linguística da Uece.
Ele fez uma espécie de seleção e escolheu quatro pessoas que pudessem contribuir com a pesquisa. O pior tipo de hostilidade, concluiu Nilton, tem relação com as atitudes, sobretudo as preconceituosas. “Para a minha surpresa, a violência não estava ligada só aos atos de agressão física, mas à falta de atenção e de entendimento dos surdos na sociedade”, comenta o professor.
Serviço
Lançamento do livro de Nilton Câmara
Quando: hoje, às 19 horas
Onde: Livraria Cultura (avenida Dom Luís, 1010, Aldeota)
Informações: 4008 0800

O Povo

Comentários