Pular para o conteúdo principal

OverVozes homenageia Sirlan numa viagem à era dos festivais

O primeiro número será 'Arrastão', de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, campeã do 1º Festival da TV Excelsior. (Vânia Aroeira/Divulgação)
O grupo vocal OverVozes apresenta sábado, 10 de dezembro, às 11h30, no Memorial Minas Vale (Praça da Liberdade), o show “No tempo dos festivais”. Sob a regência do maestro e violonista Hudson Brasil, o grupo surgido há quase dois anos reúne 18 pessoas de várias profissões, que têm em comum a paixão pela boa música. Num tom quase didático, o espetáculo será apresentado pelos professores Daniel Macedo e Bárbara Luíza. A entrada é franca, mas convém chegar mais cedo para conseguir lugar na plateia de 85 lugares.
O repertório do OverVozes é constituído de clássicos da era de ouro dos grandes festivais da canção, promovidos pelas principais emissoras de tevê do país. O show deste sábado contará com a participação especial do cantor e compositor Sirlan de Jesus, parceiro de Murilo Antunes em “Viva Zapátria”. Proibida pela censura militar, essa música foi finalista da fase nacional no 7º FIC (Festival Internacional da Canção), realizado pela TV Globo, em 1972.
O primeiro número será “Arrastão”, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, campeã do 1º Festival da TV Excelsior de São Paulo, em 1965. Além de ficar em primeiro lugar, a emblemática composição deu a Elis Regina o prêmio de melhor intérprete e, segundo o pesquisador Zuza Homem de Melo, definiu o estilo “música de festival”.
Edu Lobo também se destaca no repertório com “Ponteio”, feita em parceria com Capinam, em 1967. Naquele ano, a canção defendida por ele e Marília Medalha venceria o 2º Festival da TV Record, um dos mais concorridos de todos os tempos. Basta dizer que “Domingo no parque”, de Gilberto Gil, ficou em segundo lugar, seguida de “Roda viva”, de Chico Buarque, e “Alegria alegria”, de Caetano Veloso.
Consta que Edu havia se apaixonado pela melodia de “O cantador”, de Dori Caymmi, para a qual tentou fazer uma letra. Contudo, a missão acabou sendo brilhantemente cumprida por Nelson Motta. Daí, ele começou a compor “Ponteio”, cuja letra foi completada por Capinam, de apenas 19 anos naquela época. “O cantador” deu a Elis Regina o prêmio de melhor intérprete e também integra o repertório do OverVozes.
Três vezes Vandré
Outro nome importante na era dos festivais foi o hoje recluso Geraldo Vandré. Em 1965, ele venceu o Festival da TV Excelsior com “Porta estandarte”, marcha-rancho feita em parceria com Fernando Lona. Em 1966, o autor dividiria com Chico Buarque o primeiro lugar no Festival da Record. Ele com “Disparada”, parceria com Theo de Barros na voz de Jair Rodrigues, e Chico com “A banda”, na voz de Nara Leão.
Além de “Porta estandarte” e “Disparada”, Vandré também se faz presente no repertório do OverVozes com o baião “Arueira”, um dos seus primeiros sucessos. As três músicas foram apresentadas pelo grupo durante o lançamento do livro “Vandré – o homem que disse não”, biografia escrita pelo jornalista Jorge Fernando dos Santos, cofundador do grupo juntamente com Cássio Tiso, Regina Aroeira, Reinaldo Guimarães e Roberto Oliveira.
O OverVozes participou das duas mais recentes edições do Festival Internacional de Corais. Este ano, como o homenageado foi Fernando Brant, o grupo apresentou “Travessia”, primeira parceria do letrista mineiro com Milton Nascimento. Este se revelou para o Brasil ao classificar a canção em segundo lugar no 2º FIC, em 1967, perdendo para a canção “Apareceu a Margarida”, de Guttemberg Guarabyra.
Outras músicas cantadas pelo grupo são “Cantiga para Luciana”, de Edmundo Souto e Paulinho Tapajós, vencedora da 4ª edição do FIC, em 1969, na voz de Evinha; e “A estrada e o violeiro”, de Sidney Miller, que a interpretou em duo com Nara Leão no 3º Festival da Record, de 1967, no qual levou o prêmio de melhor letrista. O show também terá números solos e duos musicais.
Além dos fundadores acima citados, o OverVozes é formado por Cláudia Leite Aroeira, Cristina Arruda, Elenice Fontoura, Helena Gontijo, Ida Becker, Inês Andrade, Maria Lúcia Maúde Azeredo, Rejane Leite da Silva, Silvana Amorim, Thais Cougo Pimentel, Vânia Aroeira, Vicente Loyola e Walter Aroeira. Os ensaios são realizados nas noites de quinta-feira, na Escola de Música Brasil com S, do maestro Hudson Brasil.

Divulgação

Comentários