Pular para o conteúdo principal

Português dirige associação internacional de arte sacra

José António Falcão dirige atualmente o Departamento do Património Histórico e Artístico da diocese de Beja















José António Falcão é o novo presidente de uma associação internacional dedicada à defesa da arte sacra – a `International Commission of Sacred Art´. O português dirige atualmente o Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da diocese de Beja. Em comunicado enviado à agência Ecclesia, o DPHA destaca a importância de «pela primeira vez» um português assumir os destinos de um organismo que tem tido «ação destacada» na «salvaguarda do património cultural em risco».


José António Falcão é professor no ensino superior, conservador de museus, técnico superior do Ministério da Cultura e dirige o DPHA desde 1984. O especialista em arte-sacra tem mobilizado esforços no sentido de aproximar o património religioso e a sociedade. Um exemplo disso foi a criação do festival de música-sacra ‘Terras Sem Sombra’.


A `International Commission of Sacred Art´ funciona no âmbito da `Europae Thesauri´, que reúne diretores e responsáveis de alguns dos mais simbólicos museus e monumentos religiosos da Europa. O último colóquio internacional da ‘Europae Thesauri’ realizou-se na cidade de Beja, no passado mês de novembro.

Fátima Missionária

Comentários