Pular para o conteúdo principal

Feliz 2017!

Grecianny Carvalho Cordeiro*

FELIZ ANO NOVO!

Com o novo ano que desponta no horizonte, à essa altura, muitos já fizeram uma avaliação acerca do ano de 2016, se foi bom ou ruim; se conseguiu atingir as metas alcançadas; se alguns sonhos foram realizados... Certamente já pensamos também em 2017, o que esperamos que aconteça, o que planejamos obter, quer no aspecto moral, ético, sentimental, financeiro, turístico, familiar, material, enfim...
Fiz meu próprio balanço. E você, caro leitor?

Mas, pensando agora um pouco mais além de nós mesmos, veio-me à mente o nosso país e o nosso povo. O que nós, cidadãos brasileiros, podemos desejar e sonhar para 2017?

Então, diz o site da uol que “O total de impostos pagos pelos brasileiros em 2016 atingiu R$ 2 trilhões na noite de quinta-feira (29), dois dias antes de terminar o ano. Os dados são do Impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), sistema que estima quanto de tributo foi pago aos governos federal, estaduais e municipais.”

Começando por essa informação, enquanto cidadã brasileira, eu desejo para 2017:

Que o total de impostos pagos pelos brasileiros sejam bem aplicados, sejam utilizados com responsabilidade para os fins propostos; para a melhoria da educação, da saúde, da segurança pública, das estradas, rodovias e ferrovias, dos serviços públicos, da previdência.

Que as obras públicas licitadas sejam concluídas, sem que haja fraude nas licitações, sem que os políticos recebam propina por cada obra liberada, que as obras não sejam abandonadas no meio do caminho.
 
Que a União, Estados e Municípios não gastem desmedidamente e que seus gestores comecem a ter responsabilidade com a coisa pública, dando bons exemplos aos seus eleitores, enxugando a máquina não com a redução dos serviços públicos, mas com os luxos e mordomias.

Que o Congresso Nacional seja capaz de cumprir com seu papel constitucional e deixe de nos envergonhar pela nojeira de suas negociatas, trocas de favores, jogos de interesses, e não mais legisle em seu próprio favor e em detrimento do povo brasileiro.

Que haja uma legislação capaz de punir exemplarmente os políticos corruptos e que nenhum deles que responda a processo possa ser detentor de um mandato, até porque, ninguém contraria um bandido para trabalhar em sua residência ou empresa, quanto mais para administrar o dinheiro do povo e os destinos de uma nação.

De repente, 2017 ficou curto demais para a realização de tais desejos.

Mas sonhar nunca é demais.    
  
*Promotora de Justiça 

Comentários