Pular para o conteúdo principal

Artista abdica de cachet para ajudar refugiados

As receitas de bilheteira de um concerto «inspirado no fado», de Yolanda Soares, vão reverter a favor dos estudantes sírios que frequentam a Universidade de Coimbra (UC). O espetáculo está marcado para o próximo dia 3 de março, e terá lugar no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).


A UC tem oito alunos da Síria, seis dos quais reencaminhados pela Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, criada por Jorge Sampaio, antigo chefe de Estado português. A instituição de ensino «encarrega-se das propinas, mas há depois uma série de custos, como o alojamento ou refeições, que são angariados por essa estrutura» do ex-Presidente da República, indicou Clara Almeida Santos, vice-reitora, adiantando que o concerto tem o propósito de «aliviar a carga» da plataforma.


O espetáculo de Yolanda Soares decorre no âmbito do «Concerto Coimbra Solidária», uma iniciativa da UC, que coloca músicos a atuar por um motivo solidário. A artista aceitou este convite, abdicando «totalmente do `cachet´» e suportando «as despesas técnicas do espetáculo», disse Clara Almeida Santos, em declarações à agência Lusa. Para o concerto, Yolanda Soares vai contar com a participação do grupo coral Alma de Coimbra, dos bailarinos Horus Mozarabe e Marta Chasqueira e do barítono Diogo Oliveira.

Fátima Missionária

Comentários