Pular para o conteúdo principal

Fome provoca nanismo em crianças do Mali

Um estudo considerado «inovador» pelos responsáveis do Programa Mundial de Alimentação (PMA) dá conta do grave impacto que a desnutrição tem nos menores e na economia do Mali. O trabalho de investigação mostra que 26,2 por cento das crianças com menos de cinco anos de idade sofrem de nanismo ou têm problemas de crescimento, devido à falta de nutrientes durante os primeiros anos de vida.


Boubou Cissé, ministro da Economia e Finanças no país africano, admite que a desnutrição é «moralmente inaceitável» e que esta «mata e mata muito». «Os que sobrevivem acabam por lidar com os efeitos para o resto da vida», lamentou o responsável, citado pela Rádio ONU.


O governante lembra que está também em jogo a «sobrevivência económica do país», uma vez que muito dinheiro do orçamento nacional é utilizado para lidar com os efeitos da má nutrição, e não para salários, construção de estradas e investimentos públicos. No continente africano, os países chegam a perder, anualmente, entre 1,9 e 16 por cento do seu Produto Interno Bruto (PIB) devido aos efeitos da desnutrição.

Fátima Missionária

Comentários