Pular para o conteúdo principal

'Gosto de ser Miss', diz brasileira de 5 anos que disputará título internacional

Com apenas cinco anos, a guarujaense Emanuelle Rodrigues de Oliveira vai representar o Brasil no Miss Mundial, que será realizado no Peru, em 2017. Ela assumiu o posto há um mês, quando recebeu o título e começou a se preparar para participar da competição mundial. Conhecida como Manu Rodrigues, a menina já faz todos os gestos típicos de quem coleciona faixas e coroas de Miss mas, também, não abandona as travessuras da infância.
Manu desfilando com 4 anos (Foto: Bene Lima)Manu desfilando com 4 anos (Foto: Bene Lima)
A primeira experiência de Manu nas passarelas aconteceu aos 2 anos de idade. Ela foi convidada a participar de um desfile de uma loja de roupas infantis, em Guarujá. Ao ver a desenvoltura da filha, Cleide Souza de Oliveira quis matricular a menina em um curso de modelos, porém, ela era muito nova para isso.
“A Clô (ex-modelo e empresária) abriu a exceção para ela fazer o curso com três anos. Antes, começava com cinco. Mas, como ela era esperta e se comportava, fez um teste e conseguiu se formar com três anos”, conta. Aos quatro anos, chegou a fazer comerciais para a TV e a atuar como assistente de palco de um programa para a internet.
Os concursos de Miss surgiram em 2015. Manu recebeu as coroas de princesa no Miss São Vicente e no Miss Mongaguá, na categoria mirim, de quatro a oito anos. As três primeiras classificadas de cada cidade foram para a competição estadual, em São Paulo. Desta vez, Manu levou o título de Miss São Paulo Princesa Del Mundo. “A gente quase desistiu porque bateu na trave nos outros concursos. Daí, ela ganhou. Teve nota máxima em todos os quesitos”, conta Cleide.
No ano passado, a menina se inscreveu para concorrer ao título de Miss Beleza Brasileira, que reúne garotas de várias estados do Brasil. Por meio de fotos, Manu foi escolhida por um grupo de especialistas. Ela irá representar o Brasil no Miss Mundial, que será realizado no Peru, neste ano.
“Quando a menina faz a inscrição, a gente manda as fotos para os coordenadores internacionais do concurso. Mandamos as fotos e ela (Manu) foi escolhida. São várias categorias. Ela recebeu um título internacional para representar o Brasil no próximo ano”, explica a coordenadora nacional do concurso, Alzira Quarenta.
Manu na sala da casa dela, em Guarujá (Foto: Mariane Rossi/G1)Manu na sala da casa dela, em Guarujá (Foto: Mariane Rossi/G1)
Agora, a família busca recursos financeiros para levar a menina à competição internacional e preparar a pequena miss, de todas as formas, para que tenha um bom desempenho no concurso. Manu faz balé, jazz, teatro, natação e aulas de modelo. Ela aprende a ser miss só observando as outras garotas, já que não há cursos na área. 
Manu já tem dois estilistas que fazem as roupas dela para as apresentações, além da maquiagem e do penteado para qualquer evento. São vestidos pesados, cheios de brilho, pedras e paetês. Os estilistas começaram a patrocinar a menina após verem o seu sucesso na cidade. “As pessoas chegam na loja e querem o vestido que a Manu desfilou. Teve um vestido comprido que ela usou e esgotou na loja. Custava cerca de R$ 300”, conta a mãe.
Manu Rodrigues vestida de Miss Estado de São Paulo Princesas Del Mundo (Foto: Mariane Rossi/G1)
Manu Rodrigues como Miss Estado de São Paulo
Princesas Del Mundo (Foto: Mariane Rossi/G1)
Com cinco anos, ela toma banho sozinha, escova os dentes e organiza os horários das aulas. Na escola, está uma série acima dos outros colegas com a mesma idade porque não se adaptou a turma mais nova. "Na escola, ela é uma criança normal. Ela não mistura as coisas. Ela é super profissional. Não é aquela criança que dá trabalho. Ela não corre, não grita. Quando se transforma em miss, é a miss. Quando não é miss, é uma criança normal”, comenta a mãe.
Os pais se preocupam com o desenvolvimento precoce da filha. Tanto em estatura como em maturidade, Manu sai na frente das outras crianças. Os pais conversam regularmente com a menina para que ela não se impressione com a visibilidade como Miss e viva uma infância como qualquer outra menina da sua idade.
“Ela tira foto com todo mundo, abraça, beija. A gente tenta trabalhar isso para que ela não deixe de ser criança. A gente não quer isso. Se ela faz um desfile hoje, amanhã a gente tenta levar ela em algum lugar, deixar relaxada, deixar a coroa de lado, pé no chão para brincar, viver normal. Para a gente é uma filha normal”, comenta o pai.
Manu já coleciona coroas e faixas de Miss na sala de casa. "Eu gosto de ser Miss. Precisa ser simpática, precisa ser inteligente, saber das coisas. Eu ensaio em casa um pouquinho. Eu ensaio desfilando. Eu aprendi a ser simpática e aprendi a sentar igual a uma miss”, finaliza a menina.
Pequena miss e os pais, José Roberto e Cleide, em Guarujá (Foto: Mariane Rossi/G1)Pequena miss e os pais, José Roberto e Cleide, em Guarujá (Foto: Mariane Rossi/G1)G1

Comentários