Pular para o conteúdo principal

Receber refugiados é «uma obrigação»


O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu esta quarta-feira, 1 de fevereiro, que a recolocação de refugiados é «uma obrigação». «Os Estados Unidos sempre estiveram na vanguarda da proteção aos refugiados. Os sírios são os que atualmente têm as necessidades mais dramáticas». 

Questionado sobre o impacto da ordem executiva assinada pelo Presidente americano Donald Trump, a 27 de janeiro, que, entre outras coisas, interrompe todo o programa de refugiados dos EUA por 120 dias, impede a entrada de refugiados de sete países maioritariamente muçulmanos por 90 dias e suspende a entrada de sírios para lá disso, o responsável da ONU defendeu que as medidas «violam os nossos princípios básicos». Segundo Guterres, as medidas não são eficazes se o objetivo for evitar que os terroristas entrem nos EUA. 

«Na minha opinião, a política dos EUA não é a melhor forma de proteger os EUA ou qualquer outro país, em relação às sérias preocupações que existem sobre a possibilidade de infiltração terrorista. Não creio que esta seja a forma eficaz de o fazer e penso que estas medidas devem ser eliminadas mais cedo do que mais tarde».


Fátima Missionária

Comentários