Pular para o conteúdo principal

Livro apresenta um santuário onde «a vida e a realidade se antepõem à doutrina»

António Rego escreveu a obra não como jornalista ou escritor, mas «como peregrino»

Foto Arlindo Homem/AE, Livro de António Rego «Fátima - Sou Peregrino»
Lisboa, 09 mar 2017 (Ecclesia) – O sacerdote e jornalista António Rego escreveu o livro ‘Fátima –
Sou peregrino’, editado pela Paulinas Editora, sobre os locais e a espiritualidade de um santuário mariano onde “a vida e a realidade se antepõem à doutrina”.
“Os factos são mais importantes que as análises, o peregrino é o depósito mais sagrado de todo este tesouro e que, sem a chave da fé, Fátima não é porta que se abra”, disse o cónego António Rego na sessão de apresentação da obra.
O livro ‘Fátima – Sou peregrino’, de António Rego, foi lançado esta quarta-feira, em Lisboa, pela Paulinas Editora, numa sessão que decorreu no auditório da FNAC Chiado, e apresentado pela jornalista João Avillez.
“Aqui não sou jornalista ou escritor. Sou apenas peregrino. E espero que a presença de cada um de vós neste momento seja mais do que ser meu amigo. Seja o reconhecer o peregrino que há dento de cada um de nós”, referiu o autor.

António Rego diz que entrou “como peregrino” no Santuário para escrever um livro, colocando-se “ao lado, dentro, mais um entre os cinco milhões, que em cada ano sentem Fátima como chão sagrado e altar do mundo”
“Escrevi este livro porque entrei na multidão mais a viver e a rezar do que a fazer uma crónica brilhante e inútil sobre aquela que é mais brilhante que o sol. É o que se encontra nestas páginas onde a oração pessoal e a comunitária, inclusive a Via Sacra, tenta percorrer, em peregrinação, os lugares mais eloquentes da Cova da Iria”, acrescentou o padre Rego.
 “Tudo se torna mais simples se aceitarmos que no mistério habita Deus, sua Mãe e cada peregrino”, sublinhou o sacerdote e jornalista que durante quase 50 anos liderou emissões de rádio e de televisão na transmissão de peregrinações internacionais a Fátima e realizou documentários sobre as Aparições de há cem anos.
Na apresentação da obra, Maria João Avillez afirmou que o livro ‘Fátima – Sou peregrino’, de António rego, é um o “melhor dos mapas espirituais feito pelo mais inspirado dos guias, com a luz que ilumina os eu verbo a confundir-se com a luz das velas a no alumiar do nosso peregrinar”.
“A partir de hoje que recomendo absolutamente que não voltem a Fátima sem e este livro no bolso”, afirmou a jornalista.
Maria João Avillez considera que o livro editado pela Paulinas Editora é um instrumento de “descoberta, reflexão e de reencontro” com Fátima
“Ainda há coisas, lugares e histórias que não sabíamos desta formidável história eu é Fátima, ou sabíamos mal e pobremente e que o padre Rego, levando-nos pela mão e pelo coração, nos conta ou ensina nestas páginas, mas valorizando-as pelo enquadramento espiritual e religioso que ele sempre lhes confere”, sublinhou.
O livro ‘Fátima – Sou peregrino’ permite o “reencontro com os mundos que constituem o universo de Fátima”, tando “geografia de refúgio” ou “lugar de recolhimento” como “ressonante altar do mundo” ou palco de “grandes acontecimentos”, concluiu Maria João Avillez.
PR

Comentários