Vaticano apresenta carta do Papa para 9º Encontro Mundial das Famílias

O Vaticano apresentou nesta quinta-feira, 30, a carta do Papa Francisco para o 9º Encontro Mundial das Famílias, que será realizado em 2018 em Dublin, na Irlanda. O documento inicia os preparativos anunciando a data do evento, 21 a 26 de agosto com o tema “O Evangelho da Família: alegria para o mundo”.

Na carta, Francisco apresenta algumas orientações para que as famílias possam se preparar para o encontro. Uma delas é a reflexão e a partilha da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, sobre o amor na família, documento publicado após o Sínodo da Família.

O Santo Padre destaca que o Evangelho e a família continuam sendo uma boa notícia para o mundo de hoje. “A família é o ‘sim’ do Deus Amor. Somente a partir do amor a família pode manifestar, difundir e regenerar o amor de Deus no mundo. Sem o amor não se pode viver como filhos de Deus, como casal, pais e irmãos”, afirma.

A ênfase do Papa na carta é justamente para o amor, ele propõe que as famílias sempre se perguntem se estão vivendo a partir do amor, o que significa perdoar-se, respeitar o outro, doar-se ao outro. E voltou indicar as três palavras-chave para a boa convivência familiar: “por favor”, “obrigado” e “desculpa”.

O Papa também fala da família como lugar de misericórdia e testemunha de misericórdia. “Depois do Jubileu Extraordinário, o serão ainda mais e o Encontro de Dublin poderá oferecer sinais concretos”.

A carta foi endereçada ao prefeito do órgão vaticano para os leigos, a família e a vida, Cardeal Kevin Farrel, a quem o Papa confia o ensinamento sobre a Amoris Laetitia nesse tempo de preparação. Francisco também se dirigiu à arquidiocese de Dublin e a toda a nação irlandesa, agradecendo pela acolhida para o encontro.

Sobre o Encontro Mundial

Encontro Mundial das Famílias foi instituído pelo Papa João Paulo II. Em 1994, ele instituiu o Ano das Famílias e promoveu a primeira edição do Encontro. O Santo Padre participou de quatro edições: Roma (Itália), Rio de Janeiro (Brasil), Roma (Itália) e Manila (Filipinas), sendo que nessa última participou por videoconferência devido a seu estado de saúde.

No Pontificado de Bento XVI, hoje Papa Emérito, foram realizadas mais três edições: Valência (Espanha), Cidade do México (México) e Milão (Itália). 

A última edição do encontro foi em setembro de 2015, na Filadélfia, Estados Unidos. Esta foi a primeira vez que o Papa Francisco participou do encontro.

Canção Nova

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

MASP completa 50 anos de histórias

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado