Pular para o conteúdo principal

A mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafazai, vai receber o título de cidadã honorária do Canadá

A mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafazai, vai receber o título de cidadã honorária do Canadá, numa cerimônia agendada para o dia 12 de abril, que incluirá um discurso no Parlamento canadiano, informou esta terça-feira, 4 de abril, o primeiro-ministro, Justin Trudeau. 

«É com satisfação que anuncio a visita de Malala Yousafzai ao Canadá. A valente resposta que ela deu aos que ameaçaram a sua vida e a sua luta pela educação das crianças inspirou milhões de pessoas em todo o mundo. E a sua história de determinação e dignidade faz com que o Canadá esteja orgulhoso de nomeá-la cidadã honorária deste país», afirmou o governante. 

Manifestando-se «honrada» pelo convite para discursar no Parlamento e pela atribuição do título, Malala classificou o Canadá como «uma grande nação de heróis» e como um país líder a nível mundial «na resposta perante a crise de refugiados». 

A jovem sobreviveu a um atentado dos talibã, em outubro de 2012. Foi baleada quando seguia num autocarro escolar, ficou gravemente ferida e foi transportada para o Reino Unido, onde recuperou dos ferimentos. Em 2014 foi distinguida com o Prêmio Nobel da Paz pela luta «contra a opressão das crianças e dos jovens e pelo direito à educação de todos os menores».

Fátima Missionária

Comentários