Pular para o conteúdo principal

Família de BH larga tudo e percorre 33 mil KM de carro para chegar aos EUA

Viagem foi feita em um motorhome, transformado em casa com dois quartos, banheiro e cozinha.
Família de BH realizou o sonho de chegar aos EUA de carro nesta semana
Família de BH realizou o sonho de chegar aos EUA de carro nesta semana (Reprodução)

Você teria coragem de trocar uma vida estabilizada por um sonho? Uma família de Belo Horizonte teve. Os empresários Fernando Duarte, 39 anos, e Carla Damiani, 36, largaram a rotina da vida cotidiana, pegaram os dois filhos (Leonardo, 15 anos, e Raphael, 8 anos) e embarcaram no sonho de chegar aos Estados Unidos de carro.
 A viagem foi concluída nesta semana, após 11 meses e 33 mil quilômetros percorridos. A família saiu de Belo Horizonte dia 20 de maio de 2016 e chegou nos Estados Unidos, pela cidade de Laredo, no Texas, nesta semana.
A viagem foi feita em um motorhome, transformado em casa com dois quartos, banheiro e cozinha. A família cruzou onze países e ainda embarcou o carro num navio, para atravessar da Colômbia para o Panamá, único trecho sem estrada da famosa Pan-Americana.
Assista:

A família se mantém na estrada por meio da renda do aluguel da casa que possue em Belo Horizonte e de serviços realizados pela internet. Com relação aos estudos dos filhos, que tiveram que deixar o Colégio Magnum, os pais escolheram o sistema americano homeschooling.
 “Tínhamos muito medo da viagem no início, principalmente em relação à educação das crianças, que sempre foi nossa prioridade. Agora, quase um ano depois, percebemos que os meninos estão mais curiosos e aprendem com uma facilidade muito maior, pois além de todas as matérias que são ensinadas regularmente nas escolas do Brasil, ainda aprendem a cultura sobre todos os países que passamos e, claro, novas línguas”, ressalta Carla Damiani.
Aventura estendida 
 A ideia inicial era viajar durante dois anos, mas gostaram tanto da experiência que resolveram prolongar ainda mais a viagem. “Pretendemos ficar um ano entre Estados Unidos e Canadá e depois mandaremos o motorhome para a Europa de navio, como fizemos para atravessar entre a Colômbia e o Panamá. Descobrimos que viver conhecendo o mundo é muito mais barato que manter o padrão que tínhamos em Belo Horizonte, por isto, não temos mais data para voltar”, avisa Fernando Duarte.
Para baratear os custos, a família montou uma casa dentro da Sprinter, com dois quartos, banheiro e cozinha. Os quatro dormem a maior parte das vezes em frente a postos policiais ou no estacionamento de supermercados com segurança 24h, assim não gastam com hospedagem, nem mesmo com campings. Além disso, cozinham sua própria comida, economizando com restaurantes.
Assalto
Nem tudo foi aventura na viagem dos mineiros. A família passou por vários apuros, como um assalto no Peru, onde o motorhome foi arrombado e os ladrões  levaram equipamentos eletrônicos da família e todos os documentos. “Com certeza foi o maior desafio até agora”, conta Fernando Duarte.
 Vídeos 
Para incentivar outras pessoas a conhecerem o mundo, a família coloca episódios diários no canal do youtube VAN COM TUDO. O casal mostra a rotina diária, explica como funciona o estudo dos filhos, revela os preços dos produtos em cada um dos países visitados, detalha o trâmite para entrada e saída do carro nas fronteiras e compartilha os passeios realizados. 

Rômulo Ávila/Redação Dom Total

Comentários