Pular para o conteúdo principal

Iniciativa busca a inclusão de mulheres negras e indígenas nas áreas da tecnologia

do BOL, em São Paulo
  • Reprodução/Facebook/olabimakerspace
    Projeto é ideia de mulheres que frequentam um espaço de criação tecnológica no Rio de Janeiro
    Projeto é ideia de mulheres que frequentam um espaço de criação tecnológica no Rio de Janeiro
Procurando entender as barreiras para uma maior participação das mulheres negras e indígenas em campos ligados à tecnologia, o projeto PretaLab está mapeando histórias de quem atua na área para incentivar um aumento da representatividade destes grupos no setor.
O projeto, nascido do espaço "maker" Olabi, no Rio de Janeiro, não se limita às carreiras ligadas às faculdades de engenharia ou informática. Segundo os responsáveis, empreendedoras digitais, pesquisadoras, cientistas de dados, tecnólogas, youtubers, webdesigners, ativistas digitais e mulheres de outras funções também estão convidadas a fornecer subsídios para a pesquisa.
Segundo dados do Grupo de Estudos de Gênero da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poligen), só sete mulheres negras se formaram na faculdade ao longo de seus 121 anos. A Poli, como é popularmente conhecida, tem cursos nas áreas de engenharia civil, elétrica, mecânica e de química.
Quem tiver interesse em participar da pesquisa pode preencher um formulário no site do PretaLab, ou acessar a página do Olabi no Facebook.
BOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …