Pular para o conteúdo principal

Livro de jovem escritor cearense concorre ao Prêmio Jabuti de literatura


Ítalo-anderson
Ítalo Anderson é cearense (FOTO: Divulgação)
Um jovem escritor cearense, com apenas 24 anos, concorre a prêmio nacional de literatura. Morador de São Paulo, Ítalo Anderson concorre na 59ª edição do Prêmio Jabuti de literatura, pela categoria poesia.
Natural de Fortaleza, aos 19 anos, Ítalo se mudou para São Paulo. Seu primeiro livro, “Gaveta Aberta”, foi publicado no ano de 2014 através do selo carioca Futurarte de poesia contemporânea. Em 2015, teve sua primeira exposição individual “Primeiros enquadramentos”, de fotografias, sediada na S.I. Guilherme Cossoul, em Lisboa.
Agora concorre com as reflexões poéticas em “Pelo Ralo”, um livro de poesias, onde conta histórias escondidas em versos que provocam de maneira a atenção de leitores jovens e adultos.
Ítalo ganhou prêmios por seu trabalho artístico e poético, entre eles se destacam Prêmio Fernando Pessoa de Honra ao Mérito (Fundação Cultural de Curitiba | Literarte, 2016) e prêmio de destaque pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre/Literarte (2014).
Em 2017, passou a ser membro da “The International Association of Art, IAA / AIAP, L’Association Internationale des Arts Plastiques-UNESCO” e do Sindicato Nacional de Artistas Plásticos, além de ter recebido o título de acadêmico do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa, em janeiro do mesmo ano.
Livro
Lançado durante a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, publicação da editora paulistana Scortecci, “Pelo Ralo” é uma obra de amor à escrita e leitura. O autor convida o leitor a passear por sua própria essência, onde há a exploração de lembranças antigas, como amores, viagens, dúvidas e receios.
Jovem, de espírito livre e centrado, Ítalo repassa seu universo literário, artístico, como um espelho, a refletir o que pensa e sente. Para ele, o livro não tem um tema específico: “É como um passeio por diferentes lugares, sensações, histórias e momentos. Minha inspiração vem do que vivo dos lugares por onde passo, das coisas que imagino e pessoas que encontro”.

Tribuna do Ceará

Comentários