Unifor realiza desfile do Curso de Design de moda

O desfile aconteceu sobre a faixa de pedestres em diagonal, implantada no dia do aniversário de 290 anos de Fortaleza, e contou com a intervenção dos agentes da AMC, que controlaram o tráfego na área ( Foto: Kléber A Gonçalves )
Motoristas e pedestres que circularam, ontem, no cruzamento das avenidas 13 de Maio e Universidade foram surpreendidos com uma ação dos alunos do Curso da Graduação Tecnológica em Design de Moda da Universidade de Fortaleza (Unifor). O desfile intitulado "Tá na Moda, Tá na Faixa" apresentou duas minicoleções que compõem 8 looks desenvolvidos pelos alunos da disciplina Programa Integrador II, e uma coleção de Aristeu Mesquita, concludente do curso. Durante toda a apresentação, equipe da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) fez o controle do tráfego.
O desfile aconteceu em cima da faixa de pedestres em diagonal, implantada no dia do Aniversário de 290 anos de Fortaleza. Conforme a AMC, a intervenção visa aumentar a segurança de quem atravessa e a redução do tempo em até 60%.
Tema
Segundo a coordenadora do curso, Ana Cláudia Farias, a ideia do desfile é mostrar o trabalho dos alunos ao público, além de chamar atenção para a segurança viária. No semestre passado, a apresentação foi feita na Avenida Beira-Mar. "É uma fase importante para os alunos, pois eles saem da sala e vivenciam o espaço urbano. Nós pensamos em sair um pouco do nosso entorno e apresentar os trabalhos desenvolvidos no curso em outro lado da cidade. A escolha da Av. Da Universidade se deu pelo grande fluxo de pessoas que trafegam por aqui, em direção a lugares variados da cidade", explica.
Diferente
De passagem pelo cruzamento, o ciclista Paulo Rodrigues, 38, gostou da ação dos estudantes. "A gente assiste a muito desfile assim na TV. É diferente das roupas que se usa no dia a dia, mas chama a atenção".
O aluno do terceiro semestre Mateus Linhares explica que, a cada fim de semestre, a turma prepara uma nova coleção. Esta foi baseada no modernismo. "São avaliados o acabamento, o conceito da coleção, o portfólio, a coerência com o tema e abordagem", destaca.
A coleção, feita pelos alunos da disciplina Programa Integrador II, se inspira no romantismo, tendo como foco a mulher idealizada.
Na ocasião, também foi apresentada a coleção do concludente do curso de Design de Moda, Aristeu Mesquita. A coordenadora Ana Cláudia fala sobre a produção do aluno. "Ficou muito rico e se trata de um trabalho mais comercial", explica.
Diário do Nordeste

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

MASP completa 50 anos de histórias

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado