Pular para o conteúdo principal

Unifor inaugura Parque Tecnológico

O Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza, o TEC Unifor, será oficialmente inaugurado nesta sexta-feira (14), em solenidade que acontecerá a partir das 9h, com a participação da reitora Fátima Veras e do prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio. O TEC Unifor funcionará no Campus da Instituição e conta com o apoio do Programa de Apoio a Parques Tecnológicos e Criativos da Prefeitura de Fortaleza (ParqFor).
O equipamento abriga os setores de pesquisa e desenvolvimento das empresas de base tecnológica, laboratórios de pesquisa e uma incubadora. As empresas instaladas no espaço têm a oportunidade de, com o desenvolvimento de projetos conjuntos, beneficiar-se da capacidade científica e técnica dos pesquisadores da Instituição para a criação de soluções inovadoras a problemas correntes bem como para criação de inovações que conquistem novos mercados.
Multinacionais e empresas brasileiras reconhecidas no mercado, como Eletra Energy Solution, G4Flex, Ivia, Mob Telecom, Nuteral, Serttel e Softtek, farão parte do equipamento. Empresas do Grupo Edson Queiroz também estão presentes no TEC Unifor. A Nacional Gás Butano, distribuidora de gás de petróleo liquefeito (GLP), mantém parceria com o Núcleo de Tecnologia da Combustão da Unifor, enquanto a empresa de eletrodomésticos Esmaltec é parceira do Laboratório de Refrigeração e Condicionamento de Ar.
Aproximação
O diretor da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) da Unifor, professor Vasco Furtado, salienta que "a ideia é que esse seja um espaço que se produza inovação. Uma das formas de você produzir inovação é com a aproximação entre o setor produtivo e a academia".
"Tenho convicção de que o Parque Tecnológico da Unifor será capaz de aumentar a produtividade das empresas parceiras visto que serão apoiadas pelo conhecimento presente na academia. Por outro lado, as pesquisas científicas na Universidade ganharão cada vez mais relevância por estarem sendo aplicadas em problemas reais da sociedade", diz o professor.
Para o titular da secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) de Fortaleza, Mosiah Torgan, o Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza vai ao encontro das ações de incentivo ao desenvolvimento econômico e tecnológico do Município. "O novo ambiente terá a importante missão de apoiar empreendimentos produtivos que desenvolvam atividades econômicas de base tecnológica, o que permitirá gerar novos espaços para empresas inovadoras e gerar empregos mais qualificados para a população de Fortaleza", destaca.
Conceito
Parque tecnológico é uma concentração geográfica de empresas, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica.
Desta forma, empresas, universidades e investidores compartilham o mesmo ambiente, gerando benefícios para a comunidade e polos de desenvolvimento social e econômico. A quantidade de parques tecnológicos no mundo, como o famoso Vale do Silício na Califórnia, cresceu rapidamente a partir dos anos 1990.
Estrutura
A interação academia-empresa é potencializada pela proximidade física, mas não somente por isso. No caso da Universidade de Fortaleza, o TEC Unifor possui uma estrutura com laboratórios de pesquisa e inovação que se apresentam como espaço de troca de informações entre academia-empresa, que potencializam a inovação por meio de equipamentos compartilhados e de pesquisadores integralmente dedicados a essa área.
Um exemplo de equipamento com essa finalidade é o Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin). O Lapin possui equipe multidisciplinar com pesquisadores de diversos segmentos, como Computação Gráfica, Design Industrial, Biotecnologia, Internet das Coisas, Otimização, Inteligência Artificial e Engenharia Mecânica.
Ele serve assim de espaço para projetos em áreas diversas, incluindo a otimização do transporte coletivo, melhoria da segurança viária, compartilhamento de veículos elétricos e bicicletas e economia de energia via desenvolvimento de eletrodomésticos inteligentes. Nesses projetos, há interação com empresas do setor público, privado e terceiro setor. Prefeitura Municipal de Fortaleza, Enel, Serttel, Esmaltec e Cruz Vermelha são algumas das empresas que interagem com a equipe multidisciplinar do Lapin.
Incubadora
O Parque Tecnológico da Unifor também conta com incubadora de empresas, o Espaço de Desenvolvimento de Empresas de Tecnologia (Edetec), e tem como objetivo o desenvolvimento de pequenas empresas ou microempresas, apoiando-as nas primeiras etapas de suas vidas. No momento, existem cinco empresas incubadas e cinco já graduadas.
Uma das empresas graduadas e que passou a se instalar no TEC Unifor é a G4Flex. Ela surgiu de uma iniciativa dentro do Laboratório de Redes Convergentes da Universidade de Fortaleza, passou por fase de incubação no Edetec e em seguida consegui ingressar no mercado com alguns clientes.
Mais informações
Inauguração do Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza (TEC Unifor). Amanhã, às 9h, no Campus da Unifor, com a reitora Fátima Veras e o prefeito Roberto Cláudio

Diário do Nordeste

Comentários