Carlos Drummond de Andrade integra grupo de escritores da segunda geração modernista

Carlos Drummond de Andrade é um dos escritores da segunda geração do Modernismo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Carlos Drummond de Andrade é um dos escritores da segunda geração do Modernismo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Nascido em 1902 e falecido em 1987, o escritor brasileiro Carlos Drummond de Andrade é um dos principais expoentes da literatura nacional na segunda geração do Modernismo, com Cecília Meireles e Vinicius de Moraes. “Naquele momento, a linguagem modernista já tinha sido estabelecida e essa poesia é, em sua totalidade, filosófica neossimbolista”, explica a professora de literatura Flávia Suassuna na aula do Projeto Educação desta segunda-feira (25).
“Isso significa que o escritor produz sua obra pensando sobre questões humanas, sobre o homem e suas características. É uma poesia muito bonita e está entre as melhores do Brasil”, complementa a professora ainda se referindo aos temas humanistas abordados pelos autores.
Carlos Drummond de Andrade é um dos escritores da segunda geração do Modernismo (Foto: Reprodução/TV Globo)
De acordo com Flávia Suassuna, a poesia de Drummond é dividida em fases. A primeira delas ocorre entre os 38 e 48 anos de idade do poeta. “Drummond estava entre as duas guerras mundiais e vemos o escritor muito comprometido com elaborações da primeira fase [do Modernismo]”, destaca a docente.
Poemas com erros de português e repetições enfáticas, como “No meio do caminho, havia uma pedra / Havia uma pedra no meio do caminho", eram comuns na primeira fase de Drummond, caracterizada, ainda, por uma poesia irônica e curta.
Realizado em parceria entre o G1 e a TV Globo, o Projeto Educação chega, este ano, à 13ª edição. De segunda a sexta, um novo conteúdo especial por dia estará disponível no portal por meio de reportagens com temas que podem ser abordados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Do G1

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

MASP completa 50 anos de histórias

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado