#projetonovobonsucesso resgata a autoestima e investe no município de Quixeré

As atividades são realizadas no município de Quixeré e têm como objetivo incentivar a autonomia dos moradores e geração de empregos na cidade
Momento de atividades, aula de flauta com as crianças do município. Foto: Clicia Weyne
A convivência, o esporte e a cultura como fatores que agregam saberes tradicionais, tecnologia e geração de emprego e renda, na construção de viver juntos e morar bem. Essa é a proposta do #projetonovobonsucesso: iniciativa de responsabilidade socioambiental da Cimento Apodi, em Quixeré, a 201 quilômetros de Fortaleza, na localidade Bonsucesso. Entre todos os ganhos, o maior é o empoderamento dos moradores, que voltaram a acreditar que o lugar em que nasceram e vivem tem grandes qualidades e pode voltar a ser produtivo, fértil e gerador de emprego e renda.
Ação
Capoeira, futsal, aulas de Violão e flauta, diagnóstico de potencial produtivo pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Banco do Nordeste (BNB) com incentivo para criação de galinhas caipiras, estímulo ao desenvolvimento regional do Baixo Jaguaribe, envolvendo outras empresas e instituições dos municípios no processo, e capacitação para formação de Associação Comunitária para representar os moradores. Essas são algumas das ações realizadas pela empresa e que devolveram ao Bonsucesso o sentimento de pertencimento à localidade.

“Hoje, nós recuperamos a fé em nós mesmos.Queremos nos dedicar ao local em que moramos e transformá-lo em espaço de conquistas cada vez melhores.”, afirma Sílvia Pinheiro, líder e empreendedora local. O trabalho consistiu, primeiro, no Censo que relatou quantas famílias vivem no local, qual sua situação socioeconômica e as principais atividades desenvolvidas pela população. A partir daí, foi traçado um diagnóstico e apresentado à comunidade.
Com esse conhecimento em mãos, os próprios moradores foram convidados a participar de encontros nos quais apontaram suas prioridades: elevação da escolaridade, valorização do esporte e cultura, melhorias em saúde, infraestrutura e educação infantil, acesso às oportunidades de trabalho e geração de emprego e renda. Uma vez que foram apontadas as necessidades mais importantes, todos colocaram a mão na massa. Parcerias foram realizadas para alcançar o objetivo: que as pessoas se sintam bem e felizes no local em que moram.
E todos, realmente, participaram: voluntários da própria comunidade se manifestaram para serem embaixadores de cada área e ajudar as melhorias a acontecerem. A Indra Consultoria, contratada pela Cimento Apodi para realizar o trabalho, do diagnóstico à execução, estabeleceu uma conexão entre a empresa, os poderes públicos da região, entre eles a Prefeitura de Quixeré, outras organizações do setor privado e terceiro setor, e o principal ator desse processo, a comunidade.
No percurso, com participação da Cimento Apodi, da gestão municipal e o voluntariado dos moradores, os campos de futebol e vôlei foram revitalizados, os acessos e algumas ruas passaram por obras, houve incremento nos serviços de saúde e educação para a população, foram realizados reparos para melhorar o uso da água disponível, os moradores que já trabalharam com agricultura familiar foram apresentados ao Projeto de Criação de Galinhas Caipiras, que será realizado com o apoio do Sebrae e do BNB, as festas tradicionais voltaram a contar com o entusiasmo e o apoio de todos e a formação da associação comunitária para representar os interesses do local está sendo viabilizada.
“Acreditamos nessa Comunidade, no seu potencial e no potencial do esporte e cultura para que eles reconstruam a autoestima. Por isso, patrocinamos vocações que já existiam quando chegamos, que são os times de Futsal e Capoeira, voltados para pessoas de todas as idades, estimulando a vida saudável. Já para despertar o interesse pela produção musical, o amor pela arte e incentivar a concentração entre crianças e jovens, estamos investindo para crianças e jovens em aulas de violão e flauta.”, explica Fábio Martins, Gerente Geral da Fábrica Cimento Apodi.
Com informações da jornalista Clicia Weyne
Boa Notícia

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

MASP completa 50 anos de histórias

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado