Pular para o conteúdo principal

Um financiamento coletivo para o livro Maricota, de Déborah Paiva

Déborah Paiva é artista popular e agroecóloga. Juntou um punhado de ideias, papeis, lápis,  computador, boas ideias e disposição para escrever o livro Maricota: quero sombra, comida e água fresca, livro infantil que pretende aproximar as crianças do conceito de vermicompostagem. “Acredito que se as crianças se habituarem a melhorar a destinação de seus resíduos orgânicos e entender o ciclo do alimento desde o plantio até a processo final do adubo orgânico, conseguirão despertar a tomada de consciência ecológica que o planeta necessita. Portanto, eu sinto que o livro tem o objetivo de servir como material de apoio ao conhecimento que as crianças já trazem”, explica Déborah.
Para que o  livro seja impresso, entretanto, ela precisa contar com o apoio de leitores, amigos e colaboradores em uma campanha de financiamento coletivo. Lançado no site Benfeitoria, o projeto precisa arrecadar R$ 10 mil e, até a publicação dessa matéria, já havia alcançado 34% da meta e atingido a marca de 50 “benfeitores”.
Arte do livro
“Os livros são inovadores porque não há livros que abordam conteúdos de agroecologia para crianças na perspectiva que eu apresento, somando a teoria à prática”, explica Déborah, que, na publicação, fez uma espécie de tradução da linguagem científica para o universo infantil. “Eu espero alcançar ao menos a meta inicial para conseguir disseminar os livros. A campanha vai ao ar até o dia 20 de outubro, por isso, estou aceitando todas as maneiras de contribuição”, pontua a jovem escritora. Nos livros, ela tem como personagens a minhoca Maricota, a Dona Valentina e o Seo João.
“Meu interesse pela literatura começou desde a pré-adolescência por interesse próprio, minha família nunca me incentivou à leitura. Aos 17 anos, eu entrei em contato de uma maneira mais aproximada com o universo da literatura através de um excelente professor de português que tive no ensino médio e me encantei ainda mais”, explica a autora.

Além do livro

No projeto, Débora desenvolveu também o Cordel da Composteira, o livro para colorir da Maricota e o jogo de tabuleiro da Maricota. Quem apoiar a campanha poderá levar um desses itens (ou todos) como recompensas, além de ter o nome nos agradecimentos.
Serviço
Para colaborar com Maricota
Apoios até 20 de outubro
Link: Benfeitoria

Blog O Povo

Comentários