Pular para o conteúdo principal

FILOCTETES – O proscrito pode se tornar essencial

Grecianny Carvalho Cordeiro*
Filoctetes era filho do rei Peias. 
Quando Hércules vestiu a túnica entregue pela esposa Dejanira, a ser oferecida em sacrifício a Zeus, no monte Eta, o herói foi tomado por um tormentoso sofrimento, pois a vestimenta estava embebida pelo sangue envenenado do centauro Nesso.
Hércules não conseguiu acender a fogueira em que faria o sacrifício a Zeus, sendo ajudado por Filoctetes. Como recompensa, Filoctetes recebeu o arco e as flechas divinas do herói que, desesperado pela dor, se jogou no fogo, para alcançar a imortalidade e seu lugar no Olimpo. 
Filoctetes comporia a esquadra grega que seguiria em direção à Troia, entretanto, ele fora assomado por um infortúnio: 
Quando os navios gregos pararam na ilha de Lemnos, Filoctetes fora picado por uma serpente, daí advindo um ferimento que exalava um enorme fedor, além de causar-lhe dores excruciantes. 
O exército grego sentiu-se bastante incomodado pelos gritos terríveis de Filoctetes e, por sugestão de Ulisses, ele fora abandonado na ilha de Lemnos.
Somente muitos anos depois, no auge da guerra de Troia, os gregos tomaram conhecimento de uma profecia, segundo a qual, a cidade troiana somente seria tomada com a ajuda das poderosas flechas de Hércules, herdadas justo por Filoctetes.
Diante disso, Diomedes foi o guerreiro encarregado de retornar a Lemnos e resgatar Filoctetes.
Recuperado dos ferimentos, Filoctetes guardaria imenso rancor contra Ulisses, por ter tido a ideia de abandoná-lo na ilha, em meio à dor e ao sofrimento. Contudo, ele tinha pleno conhecimento de sua importância na tomada de Troia e sua alma de guerreiro falava mais alto.
Após um duelo épico travado com Páris, Filoctetes mataria o belo príncipe troiano com uma de suas flechas envenenadas. Seria aquele o ponto decisivo na derrocada troiana.
Sem Filoctetes, então traído e abandonado pelos seus pares, Troia jamais seria tomada.
Os gregos perceberam o grave erro cometido quando deixaram um de seus valiosos guerreiros entregue à própria sorte. E foi muito tempo depois que conseguiram reparar tal erro, trazendo-o de volta ao seu convívio e cuidando de seus ferimentos.
Filoctetes, de proscrito, passou a ser figura essencial, a peça chave, para a tão almejada conquista de Troia, após uma batalha que duraria dez anos.
Isso nos mostra que, mesmo aqueles que nos parecem substituíveis e sem qualquer importância, podem se tornar imprescindíveis em nossas vidas.


*Promotora de Justiça

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …