ABL disponibiliza na internet o site ‘Memórias do I Centenário’ (1997) e libera para o grande público as mais relevantes ações comemorativas de seus 100 anos

A Academia Brasileira de Letras disponibilizou na Internet, a partir do dia 13 de dezembro, o site “Memórias do I Centenário”, que teve como objetivo resgatar as inúmeras ações comemorativas de seus 100 anos de fundação, assim como liberá-las, num único lugar, para o grande público. A iniciativa foi da Acadêmica Nélida Piñon, primeira mulher a presidir a ABL, justamente no ano de 1997.
De acordo com a Acadêmica, o propósito do site “representa algo como se fosse, literalmente, a busca do Santo Graal, a missão de trabalhar sobre um importante momento da instituição, assim como para o destino do Brasil. Convido a todos para visitá-lo. Está primoroso e permite que se tenha uma noção concreta de tudo que foi feito naquele centenário. Foram fatos da nossa História que não podem ser apagados. O público terá a oportunidade de conhecer as mais relevantes ações comemorativas dos 100 anos da ABL”.
Essas ações exigiram um extenso levantamento de informações sobre aquele ano, embora admita-se que é possível que ainda haja mais conteúdo a se agregar, caracterizando um esforço de continuidade que se fará necessário após o lançamento do projeto. Independentemente dessa inconclusão, o site permite que pesquisadores do Brasil e do exterior tenham acesso a um conteúdo de qualidade e de importância na formação acadêmica e cultural de um amplo público-alvo.
O projeto apresenta oito tópicos principais, subdivididos em seções, de forma a organizar as informações e permitir uma visualização objetiva do conteúdo pelo internauta. Os tópicos principais são: a História da ABL; o Ano do Centenário; as Comemorações; os AcadêmicosHomenagensFotosVídeos; e Boletins. Na seção História da ABL, por exemplo, o conteúdo é composto de textos do Acadêmico Josué Montello, retirado do livro Centenário da Academia, além da reprodução de imagens presentes no livro, por intermédio de uma diagramação especial para a internet.
ABL

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

MASP completa 50 anos de histórias

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado