ABL disponibiliza na internet o site ‘Memórias do I Centenário’ (1997) e libera para o grande público as mais relevantes ações comemorativas de seus 100 anos

A Academia Brasileira de Letras disponibilizou na Internet, a partir do dia 13 de dezembro, o site “Memórias do I Centenário”, que teve como objetivo resgatar as inúmeras ações comemorativas de seus 100 anos de fundação, assim como liberá-las, num único lugar, para o grande público. A iniciativa foi da Acadêmica Nélida Piñon, primeira mulher a presidir a ABL, justamente no ano de 1997.
De acordo com a Acadêmica, o propósito do site “representa algo como se fosse, literalmente, a busca do Santo Graal, a missão de trabalhar sobre um importante momento da instituição, assim como para o destino do Brasil. Convido a todos para visitá-lo. Está primoroso e permite que se tenha uma noção concreta de tudo que foi feito naquele centenário. Foram fatos da nossa História que não podem ser apagados. O público terá a oportunidade de conhecer as mais relevantes ações comemorativas dos 100 anos da ABL”.
Essas ações exigiram um extenso levantamento de informações sobre aquele ano, embora admita-se que é possível que ainda haja mais conteúdo a se agregar, caracterizando um esforço de continuidade que se fará necessário após o lançamento do projeto. Independentemente dessa inconclusão, o site permite que pesquisadores do Brasil e do exterior tenham acesso a um conteúdo de qualidade e de importância na formação acadêmica e cultural de um amplo público-alvo.
O projeto apresenta oito tópicos principais, subdivididos em seções, de forma a organizar as informações e permitir uma visualização objetiva do conteúdo pelo internauta. Os tópicos principais são: a História da ABL; o Ano do Centenário; as Comemorações; os AcadêmicosHomenagensFotosVídeos; e Boletins. Na seção História da ABL, por exemplo, o conteúdo é composto de textos do Acadêmico Josué Montello, retirado do livro Centenário da Academia, além da reprodução de imagens presentes no livro, por intermédio de uma diagramação especial para a internet.
ABL

Comentários

Mais Visitadas

As dores da humanidade

Intolerância: arma dos preconceituosos

Começa em todo o país a 12ª Primavera dos Museus

14 etnias não têm seu idioma original preservado no Estado do Ceará

Adjetivando a vida