Pular para o conteúdo principal

Os 9 melhores filmes do 2017

Uma lista de filmes para nos ajudar a crer na humanidade.
O sentimento de si mesma de Lady Bird está enraizado no exemplo de sua caridade cristã.
O sentimento de si mesma de Lady Bird está enraizado no exemplo de sua caridade cristã. (Reprodução/ America Magazine)

Por John Anderson
Todos os anos, neste tempo de fim de ano, o público leitor é abençoado com as melhores listas de filmes que são parte de todas as políticas publicitárias imagináveis, nenhuma das quais parece abordar a falácia básica: ninguém, nem mesmo o crítico mais dedicado, vê tudo o que foi lançado em um ano. A taxa atual de lançamentos torna tudo impossível, mesmo que alguém perca o sono (e ainda assim...). Então, o que significa qualquer lista de top 10? Isso significa: "Estes são meus filmes favoritos, dos que realmente vi".
Por nenhuma outra razão além de distinguir-me da massa, esta programação inclui nove filmes. Todos foram lançados no ano civil de 2017. Todos são filmes que eu realmente vi, e são os filmes que eu mais gostei de muitos outros que também foram excelentes. Foi, em geral, um ano muito bom, e um ano que bem pode ser um presságio de melhores tempos que virão na indústria cinematográfica, pelo menos para mulheres.
"Mulher Maravilha", que não está listado abaixo, foi um filme de ação fantástico e que trará coisas excelentes para a diretora Patty Jenkins, mesmo que, no final, tivesse que fazer muitas concessões à estética e comércio de DC em geral. A direção de Greta Gerwig de "A hora de voar", que está listada abaixo, pode marcar o início de uma brilhante segunda carreira. "Eu, Tonya" e "Três anúncios para um crime" apresentaram formidáveis atuações femininas de Margot Robbie e Allison Janney no primeiro filme e Frances McDormand no último. Se esta fosse uma lista Top-11, eles estariam nela.
Para ser franco, filmes como "Blade Runner: o caçador de androides" e qualquer novo filme da saga "Star Wars" não vão me atrair, não importa o quão tecnologicamente avançado eles possam ser. A verdade é que a tecnologia digital fez um conceito obsoleto no cinema. Eles podem fazer qualquer coisa agora, então, quem se importa?
No final, todos têm sua própria lista, embora alguns tenham visto mais filmes do que outros. Penso que posso dizer que eu vi centenas, e que os abaixo satisfazem minha lista de demandas não tão particulares: eles criam um universo que não só abisma e convida, mas que faz sentido. Eles conseguem nos fazer sentir felizes e vivos; eles criam ou gestam nossa fé na humanidade porque, afinal, nos humanos, criamos esses filmes.
The Phantom Thread (Trama fantasma) - "Disperso" não é uma palavra que se quer usar para descrever o relato de redenção de Paul Thomas Anderson, só porque um trocadilho não é digno da peça final de Anderson. Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis) é o investigador da Londres pós-guerra, um homem de gostos e hábitos decididos, com tendência a tratar as mulheres como descartáveis. Sua irmã Cyril (Lesley Manville) administra sua vida da maneira como o coronel Parker administrou a vida do Elvis. Ele costura mensagens e tokens nas roupas que ele faz para ricos e pessoas da realeza; seu senso de linha e luxo são incomparáveis; e ele tem uma rígida consideração pela ordem, que é quebrada pela chegada em sua vida de Alma (Vicky Krieps), uma garçonete de origem europeia incerta e de uma atitude que disfarça sua força e seu senso de destino. Apesar de sua consideração muitas vezes desdenhosa, e a prioridade que ele dá a sua arte sobre seus gestos de amor, ela está determinada a fazê-lo feliz, não importa o quão difícil ele resista.
Enquanto a história romântica é encantadora e a ação irrepreensível - devemos rezar não é realmente o filme final de Day-Lewis, que ele disse que é - o que faz dele uma obra-prima é o sublime sentido cinematográfico de Anderson, a textura, o humor e a imperfeita humanidade.
Get Out (Corra!) - É uma comédia ou um filme de terror? Ambos implicam risadas sendo baseadas em uma exploração do pesadelo americano negro, talvez com o melhor final de sempre. É uma estreia triunfante na direção do antigo comediante Jordan Peele, que disse a esse escritor que queria fazer um filme que representasse a audiência de terror preto. "Não foi um erro que o "lugar afundado" - a dimensão do outro mundo onde o herói do filme, interpretado por Daniel Kaluuya, ocasionalmente se encontra - "era como esse teatro escurecido, onde não importa o quanto ele grita na tela ele não pode mudar o que está acontecendo - isso, para mim, é o que significava estar em um teatro de terror em um bairro negro. Você pode gritar: "Corra!, saia da casa", Tanto quanto você quiser, mas o personagem principal não escuta".
The Shape of Water (A forma da água) - A obra-prima e fábula de Guillermo del Toro é meio que um filme da guerra fria, meio longa-metragem, em que uma menina muda com coração aberto se envolve com uma criatura marinha de habilidades sobrenaturais e, sim, uma alma. O "Laberinto de Pan" de Del Toro foi na minha lista de todos os tempos dos 10 principais desde que a parábola da Guerra Civil Espanhola estreou em 2006 e, de certa forma, "A forma da água" não é apenas igual, mas uma espécie de versão mais antiga: existe uma jovem inocente, uma criatura misteriosa e uma encarnação do mal interpretada em "A forma da água" por Michael Shannon, como o agente do governo brutal que arrastou a criatura na selva para ser usada como arma antissoviética. Vale a pena notar que as atuações do elenco de apoio - Olivia Spencer, Michael Stuhlbarg, Richard Jenkins e Doug Jones como "Homem anfíbio" não são tão excitantes.
Lady Bird (A hora de voar) - A atriz Greta Gerwig escreveu e dirigiu esta comédia quase autobiográfica sobre crescer e frequentar a escola católica em Sacramento no início da década de 1990, e fez isso com um domínio precoce. A história de Christine McPherson - que se rebaixou em "A hora de voar" (interpretada pelo talentoso Saoirse Ronan) - é muito mais um tratamento original do ajuste social da adolescência, mas também é principalmente sobre os laços familiares. O relacionamento frágil de Lady Bird com sua mãe estressada (Laurie Metcalf), por exemplo, é incitado pelo amor mútuo. O sentimento de si mesmo de Lady Bird está enraizado no exemplo de sua caridade cristã, de sua compreensão e do altruísmo de seus pais. É um filme maravilhosamente divertido, mas nunca frívolo.
The Florida Project (Projeto da Flórida) - As crianças não estão bem neste drama de quadrinhos sublimemente azedo ambientado em um hotel turístico de pesadelo ambientado nas margens da Disney World (e da América). O veterano Willem Dafoe é o fantástico Bobby, o gerente de longo prazo do hotel, mas obstinadamente benevolente, de um lugar que serve como habitação de pagamento para as mães que usam drogas de uma gangue de querubins delinquentes que passam seus dias e suas noites sem sono. Mas o diretor Sean Baker também o cercou com novos atores, entre eles Brooklynn Prince como Moonee, e Bria Vinaite como sua mãe, Halley.
Ex Libris - Biblioteca pública de Nova York". Frederick Wiseman é o grande veterano do documentário norte-americano, cujo filme de ficção épica e sem ficção finge uma espécie de objetividade suprema. Nada poderia estar mais longe da verdade. Poucos espectadores vão verificar "Ex Libris" - sua pesquisa de três horas e meia da Biblioteca Pública de Nova York, suas divisões, bem como sua majestosa localização central - não compreendendo as teses de Wiseman: que a ignorância é má; que aqueles que negariam o conhecimento e sua disseminação estão fazendo o trabalho de Satanás; e que a fome de aprender é um aspecto unificador da existência humana.
No Stone Unturned - No Stone Unturned - O diretor Alex Gibney, vencedor do Oscar (com A Guerra do Afeganistão / exposição de torturas "Taxi to the Dark Side"), é ambas coisas, progressista e estilizado, e aqui, essencialmente, resolve a bem chamada e não resolvida Massacre de Lumpinisland, do dia 18 de junho de 1994, em que seis homens católicos foram assassinados em um pequeno pub da Irlanda do Norte (enquanto observavam a partida da Copa do Mundo entre a Irlanda e a Itália). Mais cinco clientes foram feridos. As famílias foram separadas. A investigação foi bloqueada. Gibney, usando recreações hábeis e um senso obstinado de justiça, nos diz quem o fez e por quê.
Long Strange Trip - A viagem do Grateful Dead". Mesmo que você não seja uma pessoa culta, a crônica de quase quatro horas de Amir Bar-Lev do Grateful Dead é um trabalho de tirar o fôlego, uma biografia de uma banda que cria sua própria subcultura e de muitas maneiras se acabou a si mesma.
Call Me by Your Name (Me chame pelo seu nome) - Um filme quase etéreo e tonalmente perfeito sobre o despertar e a memória sexual, dirigido pelo cineasta siciliano Luca Guadagnino e estrelado por Armie Hammer e Timothée Chalamet.

America Magazine - Tradução: Ramón Lara

Comentários