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Oito livros esta semana

Mercè Rodoreda, Javier Cercas e Andrés Trapiello, entre os autores destacados

  • DESAPARECIMENTO DE UMA SOCIEDADE TOTALITÁRIA.  "Uma das negligências mais caras que estamos pagando na Espanha é ter segmentado nossas diferentes literaturas, renunciando à construção de uma herança comum que possa funcionar como uma tradição viva e simultânea de todas as nossas línguas. e tradução extraordinária de "La muerte y la primavera" de Mercè Rodoreda, uma das novelas mais radicais escritas no século passado e que, de forma incompreensível, mal gerou influência e exegese crítica neste país. Este é o caso de Eduardo Jordà, ele pode aceitar o desafio de traduzir um trabalho tão complexo ".  Por ANDREU JAUME
    1. DESAPARECIMENTO DE UMA SOCIEDADE TOTALITÁRIA. "Uma das negligências mais caras que estamos pagando na Espanha é ter segmentado nossas diferentes literaturas, renunciando à construção de uma herança comum que possa funcionar como uma tradição viva e simultânea de todas as nossas línguas. e tradução extraordinária de "La muerte y la primavera" de Mercè Rodoreda, uma das novelas mais radicais escritas no século passado e que, de forma incompreensível, mal gerou influência e exegese crítica neste país. Este é o caso de Eduardo Jordà, ele pode aceitar o desafio de traduzir um trabalho tão complexo ". Por ANDREU JAUME Ir para a notícia
  • FUNDAS PLANETAS.  "O mal ou a boa fortuna das obras literárias é imprevisível à medida que os industriosos fabricantes de" best-sellers "sabem que eles permanecem invendidos. No entanto, às vezes as circunstâncias concordam de maneira incomum incorporar alguns autores e funciona de maneira mais que um bom escritor e algo mais do que um trabalho estimável: uma espécie de autor ou era do livro, símbolo ou figura enigmática dos sentires coletivos. Isso é o que aconteceu com 'Soldados de Salamis' (2001), e isso explica ainda mais a atenção que Javier Cercas desperta e sua vontade de examinar sem medo o que assusta os outros: preconceitos enraizados, verdades podres, más consciências, histórias submissas ".  Por JORDI GRACIA
    2. FUNDAS PLANETAS. "O mal ou a boa fortuna das obras literárias é imprevisível à medida que os industriosos fabricantes de" best-sellers "sabem que eles permanecem invendidos. No entanto, às vezes as circunstâncias concordam de maneira incomum incorporar alguns autores e funciona de maneira mais que um bom escritor e algo mais do que um trabalho estimável: uma espécie de autor ou era do livro, símbolo ou figura enigmática dos sentires coletivos. Isso é o que aconteceu com 'Soldados de Salamis' (2001), e isso explica ainda mais a atenção que Javier Cercas desperta e sua vontade de examinar sem medo o que assusta os outros: preconceitos enraizados, verdades podres, más consciências, histórias submissas ". Por JORDI GRACE Vá para a notícia
  • DUREZA E SENSIBILIDADE (SUREÑAS).  "Dizer" literatura sul-americana "é semelhante a dizer" música do País Basco ", agrupando tradições díspares, mesmo opostas, assim como não colocamos Mocedades e Eskorbuto na mesma gaveta, é importante diferenciar as literaturas do sul. Harry Crews disse ao seu mentor Andrew Lytle: "Nós somos do sul, mas não do mesmo sul." Mark Richard é um escritor do sul, sim, mas do sul, com os pés descalços, batata-crua-para-quatro, rifle e caminhonete "Se você quiser procurar uma família, Richard ficaria confortável com Mary Karr, Larry Brown ou Harry Crews, Grit aceso, se quiser".  Por KIKO AMAT
    3. DURIDADE E SENSIBILIDADE (SUREÑAS). "Dizer" literatura sul-americana "é semelhante a dizer" música do País Basco ", agrupando tradições díspares, mesmo opostas, assim como não colocamos Mocedades e Eskorbuto na mesma gaveta, é importante diferenciar as literaturas do sul. Harry Crews disse ao seu mentor Andrew Lytle: "Nós somos do sul, mas não do mesmo sul." Mark Richard é um escritor do sul, sim, mas do sul, pés-descalços, batata-crua-para-quatro, rifle e caminhonete "Se você quiser procurar uma família, Richard ficaria confortável com Mary Karr, Larry Brown ou Harry Crews, Grit aceso, se quiser". Por KIKO AMAT Ir para a notícia
  • ESCRITA SEM AVISO.  "Os novos títulos do" Salón de passos perdidos "estão se movendo para o laconicismo sapiencial, tocado por conceitos tradicionais: os recentes," eu vou duvidar "e" Apenas fatos ", agora," O mundo é "... Algo também muda dentro disso Bom costume anual: torna-se mais doméstico e mais lenta a passagem do tempo, a melancolia é tingida com o que se afasta e desencadeia a chegada do futuro, está presente a autonomia progressiva das crianças e, em outras aflições mais ameaçadoras Perdas domésticas e familiares (tão importante neste novo volume). Talvez seja por isso que quase tudo acontece na casa de Las Viñas, que não é mais um cenário de refúgio, mas o centro de gravidade do qual parte. delicadeza e profundidade  sem uma pitada de senhoria patriarcal ou demagogia rural.  Ao lado dos habitantes admiráveis ​​ou divertidos, a brutal capa de verão, descrita com a tinta amarga do melhor Eugenio Noel, também explode. "Por JOSÉ-CARLOS MAINER
    4. ESCRITA SEM AVISO. "Os novos títulos do" Salón de passos perdidos "estão se movendo para o laconicismo sapiencial, tocado por conceitos tradicionais: os recentes," eu vou duvidar "e" Apenas fatos ", agora," O mundo é "... Algo também muda dentro disso Bom costume anual: torna-se mais doméstico e mais lenta a passagem do tempo, a melancolia é tingida com o que se afasta e desencadeia a chegada do futuro, está presente a autonomia progressiva das crianças e, em outras aflições mais ameaçadoras Perdas domésticas e familiares (tão importante neste novo volume). Talvez seja por isso que quase tudo acontece na casa de Las Viñas, que não é mais um cenário de refúgio, mas o centro de gravidade do qual parte. delicadeza e profundidade sem uma pitada de senhoria patriarcal ou demagogia rural. Ao lado dos habitantes admiráveis ​​ou divertidos, a brutal capa de verão, descrita com a tinta amarga do melhor Eugenio Noel, também explode. "Por JOSÉ-CARLOS MAINER Ir às notícias
  • COLOCAÇÃO DE FICÇÃO.  "Eu termino de ler" A Extinção das Espécies ", pelo argentino Diego Vecchio (Buenos Aires, 1969), finalista do último Prêmio Herralde, e não sei até que ponto o que nos dizemos tem a ver com a menor sugestão de verdade Aquele que escreve consultou na Internet alguns nomes e algo verificado como verdadeiro e, em outros casos, não encontrou nada. No final, decidiu que era melhor ignorar as questões levantadas pelo romance em termos de nomes, compromissos e referências a um livro como o de Vecchio, basta apenas se curvar a importância da digressão, borgiana às vezes ".  Por J. ERNESTO AYALA-DIP
    5. COLOCAÇÃO DE FICÇÃO. "Eu termino de ler" A Extinção das Espécies ", pelo argentino Diego Vecchio (Buenos Aires, 1969), finalista do último Prêmio Herralde, e não sei até que ponto o que nos dizemos tem a ver com a menor sugestão de verdade Aquele que escreve consultou na Internet alguns nomes e algo verificado como verdadeiro e, em outros casos, não encontrou nada. No final decidiu que era melhor ignorar as questões colocadas pelo romance em termos de nomes, compromissos e referências para um livro como o de Vecchio, apenas tem que se curvar à importância da digressão, borgiana às vezes ". Por J. ERNESTO AYALA-DIP Ir para a notícia
  • UMA DISTRIBUIÇÃO DE RAGA E VIDA.  "Com raiva" é a história de uma adolescência italiana pós-guerra da Segunda Guerra Mundial. Duas meninas gêmeas e órfãs - Penny e Baby - são adotadas por uma família florentina e vivem na antiga mansão familiar nas margens do Arno, protegida por Um guardião até a maioria da maioria, uma família judaica, dono da mansão, os adotou, mas todos os membros foram mortos pelas SS, então agora eles moram sozinhos sob os cuidados do cozinheiro da casa, Elsa O romance tem um narrador, Penny, sob cujo olhar e pensamentos ele passa, é uma novela adolescente em rebelião.  Por JOSÉ MARÍA GUELBENZU
    6. UMA DISTRIBUIÇÃO DE RAGA E VIDA. "Com raiva" é a história de uma adolescência italiana pós-guerra da Segunda Guerra Mundial. Duas meninas gêmeas e órfãs - Penny e Baby - são adotadas por uma família florentina e vivem na antiga mansão familiar nas margens do Arno, protegida por Um guardião até a maioria da maioria, uma família judaica, dono da mansão, os adotou, mas todos os membros foram mortos pelas SS, então agora eles moram sozinhos sob os cuidados do cozinheiro da casa, Elsa O romance tem um narrador, Penny, sob cujo olhar e pensamentos ele passa, é uma novela adolescente em rebelião. Por JOSÉ MARÍA GUELBENZU Ir para a notícia
El País

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