Pular para o conteúdo principal

Festival Jazz & Blues é o grande atrativo para subir a Serra no próximo feriadão. Confira o que fazer na cidade

por Marlyana Lima - Editora
Com uma programação recheada de atrações renomadas, o Festival Jazz & Blues faz dobrar a população da pequena cidade no feriadão de Carnaval. Este ano, o evento chega a sua 19ª edição convidando o público a mergulhar em uma atmosfera de poesia, ritmos, harmonia, melodia e criatividade ( Foto: Thiago Gadelha )
Em lugar de fantasia, casacos! Para beber, vinho ou chocolate quente substituem a loura gelada. Em lugar de blocos, palco e plateia. Esse certamente não é o cenário padrão do País do Carnaval, mas já se consolidou como um dos melhores programas para aproveitar o feriadão no Ceará. O Festival Jazz & Blues de Guaramiranga chega a 19ª edição com novidades para quem busca uma folia diferente em meio à natureza exuberante da Serra de Baturité.
Por isso mesmo a rede hoteleira da cidade (e dos municípios vizinhos) comemora uma ocupação de quase 98% para o período de 10 a 13 de fevereiro. Ainda há vagas, mas quem estiver planejando a viagem, é bom se apressar. A pequena cidade do Maciço de Baturité recebe turistas tanto do Ceará quanto de outros estados brasileiros.
Quem não conseguir hospedagem para todas as datas poderá contar com o Expresso Jazz & Blues. O transporte oficial do festival fará um "bate-volta" nos quatro dias de programação, saindo de Fortaleza às 13h e retornando à meia-noite. O passaporte custa R$ 140,00 e inclui translado ida-e- volta para um dia e ingresso para o show das 21h, na Cidade Jazz & Blues.

a
A cachoeira do Perigo, localizada no Sítio Labirinto, 10 km antes da entrada de Guaramiranga, é uma ótima opção para os adeptos do ecoturismo

Atrações dia e noite
Guaramiranga é o menor município do Estado, com uma área de 59.436 Km². Está situada a 95 km de Fortaleza e a uma altitude de 865m acima do nível do mar, o que proporciona um clima sempre ameno, com temperatura média anual entre 17º e 25º.
O friozinho da Serra, a natureza exuberante, a gastronomia refinada e as inúmeras possibilidades para a prática do ecoturismo fazem de Guaramiranga um destino ideal para qualquer época do ano. Mas é em fevereiro que a cidade vê sua população dobrar em função do feriado e do Festival que une várias gerações de excelência da música do Ceará e do Brasil, além de nomes mundialmente aclamados.

a
Na praça central da cidade, bares, restaurantes e bistrôs servem iguarias que combinam bem com o clima ameno. É o caso do fondue de chocolate

Turistando

Além do apelo cultural, Guaramiranga encanta a todos com suas atrações naturais. Tanto que ganhou o título de "Cidade das Flores", além de fazer parte da Rota do Café Verde. Há roteiros imperdíveis, em sítios históricos que podem ser percorridos com guias.
Quem visita a cidade não pode deixar de conferir pontos turísticos icônicos como o Mosteiro dos Capuchinhos. Além dele, as construções históricas, casarios coloridos em meio às ladeiras e ruas estreitas esbanjam charme.
A população local reflete a hospitalidade que é marca registrada das cidades interioranas do Ceará. Ainda assim, é comum ver a influência cultural e gastronômica exercida pelos moradores vindos de outras partes do mundo.

Para quem gosta de apreciar a natureza, uma boa dica é conferir o Mirante do Pico Alto. Trata-se do local de maior altitude no Maciço de Baturité, com 1.115 m

Image-0-Artigo-2356644-1
À medida que foi ganhando mais fama de destino turístico diferenciado, a cidade viu crescer o número de bares, restaurantes, bistrôs e parques ecológicos que ajudaram a alavancar o turismo na região.
O comércio de flores, vinhos, chocolates, café e artesanatos também ganhou força com o maior fluxo de visitantes que costumam retornar em busca do ecoturismo (em trilhas, cachoeiras e lagos), diversão e lazer.
Já a gastronomia merece um destaque à parte. Pratos das cozinhas nacional e internacional recheiam os cardápios de restaurantes e bares espalhados ao longo das ruas e concentrados, principalmente, nas imediações do Teatro Rachel de Queiroz.
Os deliciosos fondues, as carnes e variadas opções de massas, sempre acompanhadas de um bom vinho, são os campeões de pedidos nos restaurantes locais. Já aqueles que buscam apenas lanches rápidos ou petiscos, a melhor pedida são os charmosos quiosques que oferecem uma infinidade de opções.

Mais informações:

Festival Jazz & Blues de Guaramiranga
Confira a programação completa no site: www.jazzeblues.com.br


Diário do Nordeste

Comentários