Pular para o conteúdo principal

A democracia sob o olhar feminino em novo livro


Image-0-Artigo-2369323-1
No livro, Márcia Tiburi assina o texto "Brasil, o projeto: há futuro para o Brasil enquanto objeto da governamentalidade neoliberal?"
Em 2018, ano de eleição, e dado o cenário político brasileiro, que há alguns anos tem se mostrado um labirinto de acusações, dezenas de mulheres resolveram se reunir a fim de discutir possíveis soluções para os problemas enfrentados. O resultado pode ser encontrado no livro "Tem Saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil" da Editora Zouk, que será lançado em Fortaleza nesta sexta (2), às 19h, na Sede do PSOL Ceará. A programação conta com a presença de Helena Vieira (uma das autoras) e de Joanna Burigo (organizadora) em bate-papo.
O trabalho costura avaliações de intelectuais, políticas e ativistas de norte a sul do País, ganhando forma a partir do entendimento de que as crises pelas quais estamos passando são antigas, enraizadas na sociedade brasileira, e remetem à mesma saída: o aprofundamento do projeto democrático desde a base. Existe um consenso entre as autoras: a primeira coisa a pontuar é que não existe uma, mas múltiplas saídas.
Entre as autoras, estão Adriana Facina, Avelin Buniacá, Catarina Brandão, Daniela Mussi, Flávia Biroli, Fhoutine Marie, Helcimara Telles, Helena Vieira, Juliana Borges, Jussilene Santana, Laura Astrolábio, Laura Sito, Linna Ramos, Luciana Genro, Luka Franca, Manuela D'Ávila, Marcia Tiburi, Marielle Franco, Sâmia Bomfim, Suzane Jardim, Suelen Aires Gonçalves, Tatiana Roque e Tatiana Vargas Maia.
Perspectivas
A obra descortina o passado, presente e futuro entre projetos e perspectivas sobre o Brasil. Helena Vieira, única mulher trans a contribuir nesta coletânea, radicada no Ceará, considera que "é preciso resgatar a imaginação como potência política". Para ela, esta é uma das saídas possíveis apontadas para as crises que permeiam a esquerda e a política - assunto discorrido no livro.
Helena ressalta ainda: "Não é um livro sobre feminismo. É sobre política". Esta afirmação é uma compreensão comum para as autoras, pois, "tradicionalmente os homens constituíram-se como sujeitos universais, capazes de enunciar e pensar sobre o mundo. Enquanto isso, o domínio sobre o público era vetado às mulheres e aos grupos que ocupam lugares minoritários na sociedade, estando acessíveis apenas os discursos sobre si, sobre o privado, sobre o específico", explica Helena Vieira. O livro já foi lançado em SP e no RS.

Mais informações:
Lançamento do livro "Tem saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil". Hoje (2), às 19h, na Avenida do Imperador, 1397, Farias Brito (Sede do PSOL-Ceará)
arte

Comentários