Pular para o conteúdo principal

Primeira viagem de carro da história foi feita por uma mulher

Bertha-Benz-primeira-viagem-de-automovel-em-1888
Bertha Benz viajou quase 200 quilômetros em 1888 provando para o marido e para o mundo as possibilidades dos veículos automotores

Por Thiago Ventura

Pouca gente sabe, mas a primeira viagem num veículo automotor foi feita por uma mulher! A Sra. Bertha Benz, além de financiar as invenções do marido, Carl Benz, era também entusiasta de veículos.
Em agosto de 1888, para provar a viabilidade do modelo criado por Carl dois anos antes, ela fez uma viagem de cerca de 100 km entre  Heidelberg e Pforzheim, trajeto entre a casa da família e a casa de seus pais, na Alemanha. Na companhia dos dois filhos, de 13 e 15 anos, sra Benz conduziu o  Benz Patent-Motorwagen Nr. 3, que tinha motor de apenas 0,6 cv.
E acha que ela “apenas” dirigiu o carro? A pioneira também atuou como mecânica, resolvendo alguns problemas pelo caminho e fez todo planejamento da viagem, considerando as paradas em ‘boticas’ para comprar benzeno e abastecer o veículo. A primeira dessas farmácias até hoje existe e se proclama como ‘o primeiro posto de combustíveis’ da história!
Bertha Benz  também pode ser considerada a “primeira piloto de testes” da história, já que repassou informações sobre melhorias no carro. Ela sentiu falta deu uma marcha mais forte para subir aclives, além propor melhorias no sistema de freios.
E a viagem foi escondida do marido! Tanto que ela precisou da ajuda dos filhos para retirar o Nr.3 da garagem, com motor desligado, para não acordá-lo, como a imagem acima recria.
Carl Benz tinha dúvidas quanto ao sucesso do invento. Extremamente preciosista, só queria que o carro fosse exibido quando estivesse 100% perfeito. Coube a Bertha provar a ele e todos que a ideia de um veículo automotor seria um sucesso. Ao chegar na casa dos pais, ela mandou um telegrama ao marido contando da aventura. Três dias depois, Bertha e os filhos voltaram, novamente no veículo, totalizando 194 km de viagem.
Algum tempo depois, Carl Benz fez sociedade com Gottlieb Daimler, dando origem ao grupo que hoje controla marcas como Mercedes-Benz, Maybach, Smart e AMG, dentre outras.
Talvez sem a intervenção de Bertha, Carl teria desistido de sua criação. Essa persistência feminina foi fundamental para a história do automóvel.
Parabéns a todas as mulheres!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/