Pular para o conteúdo principal

Unifor lança hoje livro "No alpendre com Rachel"


Rachel de Queiroz
A cearense Rachel de Queiroz, que agora ganha mais uma homenagem em ensaio biográfico
O encantamento do então menino de 12 anos, ao ler com avidez "O Quinze" - primeiro livro de Rachel de Queiroz (1910- 2003), publicado em 1930, causando admiração no meio literário brasileiro pela escrita concisa e direta saída de mãos femininas - não terminou na última página do romance, que denunciava o sofrimento do sertanejo durante a seca de 1915.
"Pela primeira vez através de um livro eu me encontrava com o meu povo", lembra José Luís Lira, autor da obra "No alpendre com Rachel - ensaio biográfico sobre Rachel de Queiroz", cujo lançamento da segunda edição acontece nesta quinta (8), às 17h, no auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor). O evento, promovido pela Fundação Edson Queiroz, marca as comemorações dos 45 anos de criação da instituição de ensino e do Dia Internacional da Mulher.
Primeira escritora a ingressar na Academia Brasileira de Letras (ABL), palco de lançamento da primeira edição dessa obra, em julho de 2003, também foi a primeira mulher a viver exclusivamente da escrita, atesta José Luís Lira, justificando ser difícil escrever uma biografia completa, por isso enveredou para ensaio biográfico.
A presença feminina é uma constante na narrativa de Rachel, que explorava com maestria a subjetividade dos seus personagens. Durante o lançamento de "No alpendre...", a escritora, que integrou a segunda geração modernista, também chamada "Geração de 30", receberá o título simbólico de "Rainha da Literatura Brasileira".
O reconhecimento é da Associação Brasileira de Bibliófilos, da Academia Cearense de Cultura, Academia Sobralense de Letras Jurídicas e Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno, primeira entidade do Estado a se voltar para o feminino - um trabalho de Henriqueta Galeno, filha de Juvenal Galeno.
A apresentação do autor e da obra será feita pela vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, a advogada e escritora Manoela Queiroz. A solenidade terminará com uma visita dos presentes à Coleção Rachel de Queiroz, espaço localizado no primeiro andar da Biblioteca da Unifor, que abriga parte do acervo bibliográfico da autora de "Memorial de Maria Moura". A coleção é composta por 3.100 itens, entre 2.800 livros e cerca de 300 periódicos, vindos do Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro. O espaço foi inaugurado em 2017, por ocasião dos 40 anos do ingresso da versátil autora - que escreveu romances, crônicas, contos, peças para teatro e literatura infantil - para ABL.
Amizade
Em "No alpendre com Rachel", 22º livro de José Luís Lira - natural de Guaraciaba do Norte e formado em Direito pela Unifor, atualmente é professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) -, o autor materializa nas 236 páginas a admiração que tem pela escritora.
De maneira cuidadosa e sensível, percorre vida e obra da autora de quem se tornou amigo. "Eu era criança quando li 'O Quinze' e fiquei fascinado. O livro era do monsenhor Antonino Soares, meu primeiro biografado", relembra com entusiasmo, quando descobriu a escritora, na década de 1990.

Livro

No alpendre com Rachel - Ensaio Biográfico de Rachel de Queiroz

José Luís Lira
Unifor
2017, 236 páginas
R$ 20

Mais informações:
Lançamento do livro "No alpendre com Rachel". Nesta quinta (8), às 17h, no auditório da biblioteca da Unifor (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz). Contato: (85) 3477.3169

Diário do Nordeste

Comentários