Pular para o conteúdo principal

Acta Literária

Paulo Eduardo Mendes*

As Academias de Letras primam pela forma da boa literatura. Há vocabulário antigo de profunda beleza. "Acta Literária" tem o toque histórico dessas resenhas do passado. A Academia Fortalezense de Letras mantém a Revista "Acta Literária" dentro do clima das rememorações típicas do bom vernáculo das tradições que nos encantam. "Acta Literária" é o relato completo desse saudosismo da Língua Portuguesa. Reunião de bons textos na representação dos quarenta membros dessa magna AFL com seus respectivos patronos. A sensibilidade de Seridião Correia Montenegro, ocupante da Cadeira 30 da Academia Fortalezense, tendo como Patrono Mozart Soriano Aderaldo, nos fez conhecer um tomo da "Acta Literária" alvo da nossa atenção. Na leitura dessa Revista literária encontramos textos, poesias e biografias dando conta do teor dessa assentada que ora comentamos. O certo é que "Acta Literária" possibilitou um "mergulho na história" a recordar a pureza da ortografia clássica. Juristas, escritores, intelectuais da mais fina estirpe num desfile repassado com fotografias em ilustração que corresponde à altura o nível intelectual da expressiva Revista dessa plêiade de talentos da literatura cearense. Registro de antiguidade de permeio com os valores da editoração moderna.
A redação de cunho narrativo é sempre bem recebida nos círculos da intelectualidade voltada para a preservação de tudo o que se contém na história dos que amam a literatura. Nunca a reunião de tantos, num espaço bem definido para a assentada das saudades que merecem ser preservadas quando a tônica é realmente a de sustentar os valores culturais de um povo.

*Jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …