Pular para o conteúdo principal

Secultfor adia realização do Salão de Abril 2018

SALÃO DE ABRIL Comemorando 75 anos em 2018, o evento não será aberto no dia do aniversário da Cidade, como previsto THIAGO GASPAR/DIVULGAÇÃO
SALÃO DE ABRIL Comemorando 75 anos em 2018, o evento não será aberto no dia do aniversário da Cidade, como previsto THIAGO GASPAR/DIVULGAÇÃO
Apesar de a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) confirmar, desde outubro do ano passado, o início da 69ª edição do Salão de Abril para o próximo dia 13, o evento não começará mais na data do aniversário de Fortaleza. De acordo com a pasta, a prorrogação da mostra (que em 2018 comemora 75 anos) é motivada pela falta de tempo hábil para a seleção dos trabalhos inscritos – um total de 482 obras. A curadoria está sendo feita pelo consultor e produtor de arte paulista Paulo Klein.
A confirmação sobre o adiamento, antecipada pelo O POVO na última terça-feira, 3, ocorre em meio a troca do titular da Secultfor. O atual secretário, Evaldo Lima, deixa o cargo amanhã, 7, data limite do prazo de desincompatibilização (devolução de cargos por quem tem intenção de concorrer às eleições de 2018). A assessoria de comunicação, o órgão confirma, porém, que um novo cronograma já foi traçado para o Salão, que deve começar em maio. O anúncio das obras selecionadas será feito no dia 16 de abril.
Principal evento de artes plásticas do Estado, o Salão de Abril vive período de instabilidade que se arrasta desde o início do ano passado, quando a gestão silenciou durante meses sobre a realização (ou não) da mostra. Em julho de 2017, os artistas da Capital, organizados no Fórum das Artes Visuais, “sequestraram” o evento e organizaram uma edição de protesto. No mesmo mês, a Secultfor anunciou, às pressas, verba de R$ 300 mil, prometendo Salão ainda para aquele ano. O órgão, em seguida, voltou atrás e em outubro a edição “sequestrada” ocupou 15 espaços independentes da Capital.
ARTES PLÁSTICAS NA PI
BELCHIOR
Inaugurado logo após a morte do cantor em abril de 2017, o centro cultural foi uma das prioridades da gestão de Evaldo Lima. Atualmente o equipamento recebe a mostra Encantes Amazônicos.
TEATRO MUNICIPAL
SÃO JOSÉ
Fechado desde 2010, o equipamento finalmente teve suas obras iniciadas. A reforma, prevista para ser finalizada em quatro meses, inclui construção de anexo.
AÇÕES NAS PRAÇAS
BOM DE FORTALEZA
Lançado em maio do ano passado, o projeto vem percorrendo praças da Capital com apresentações de diferentes linguagens artísticas.

RENATO ABÊ
O Povo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/