Pular para o conteúdo principal

Bill Cosby e Roman Polanski são expulsos da Academia do Oscar

Eles são os primeiros integrantes conhecidos expulsos por violar um código de conduta que a Academia adotou em dezembro após acusações de assédio ou abuso sexual.
Polanski, de 84 anos, que levou o Oscar de melhor diretor em 2003 por 'O Pianista', admitiu em 1977 ter tido relações sexuais ilegais com uma menina de 13 anos em Los Angeles.
Polanski, de 84 anos, que levou o Oscar de melhor diretor em 2003 por 'O Pianista', admitiu em 1977 ter tido relações sexuais ilegais com uma menina de 13 anos em Los Angeles. (Reuters)

Por Eric Kelsey
Los Angeles - O comediante Bill Cosby e o premiado diretor Roman Polanski foram expulsos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, disseram representantes do Oscar em comunicado nessa quinta-feira, a mais recente ação do grupo no momento em que Hollywood lida com alegações de conduta imprópria na indústria.
Cosby e Polanski são os primeiros integrantes conhecidos expulsos por violar um código de conduta que a Academia adotou em dezembro após acusações de assédio ou abuso sexual dentro da indústria de entretenimento.
A Academia disse em nota que seu Conselho de Diretores se reuniu na terça-feira que votou para remover Cosby e Polanski.
"O Conselho continua a encorajar padrões éticos que exigem que membros façam valer os valores da Academia de respeito à dignidade humana", disse o grupo, cujos 8 mil integrantes votam no Oscar, em nota.
A expulsão ocorre no momento em que a indústria de entretenimento lida com alegações de má conduta que levaram dezenas de figuras poderosas a deixarem seus cargos ou a serem banidas de projetos criativos, desencadeando o movimento social #MeToo e a campanha Time‘s Up contra assédio no ambiente de trabalho e a favor de pagamentos iguais.
Cosby, de 80 anos, que ficou conhecido como "Pai da América" por seu papel paternal na popular comédia de TV da década de 1980 "The Cosby Show" foi condenado na semana passada por drogar e abusar sexualmente de Andrea Constand em 2004. Ele pode enfrentar até 30 anos de prisão.
Polanski, de 84 anos, que levou o Oscar de melhor diretor em 2003 por "O Pianista", um drama que se passa na Segunda Guerra Mundial", admitiu em 1977 ter tido relações sexuais ilegais com uma menina de 13 anos em Los Angeles.
O diretor franco-polonês vive na França e fugiu dos Estados Unidos após sua confissão de culpa por medo de que seu acordo com promotores seria revogado e ele receberia uma longa pena de prisão. O caso de Polanski ainda está em andamento.
Seu advogado Harland Braun disse que o diretor não teve a chance de apresentar seu caso perante a Academia. "Isso é muito decepcionante", disse Braun em entrevista por telefone. "É revoltante que a Academia expulse alguém sem uma audiência justa", acrescentou.
Em resposta, a Academia indicou seu código de conduta, que diz que o conselho "conserva seu dever e autoridade independentes para lidar e agir sobre qualquer tema".
Um representante de Cosby não respondeu a um pedido de comentário.
Sabe-se agora que quatro membros da Academia foram expulsos pela organização. O produtor Harvey Weinstein foi expulso em outubro após diversas mulheres o acusarem de décadas de má conduta sexual.
Weinstein, de 66 anos, negou ter tido relações sexuais não consensuais com qualquer pessoa.
O ator Carmine Caridi foi expulso em 2004 por distribuir cópias de filmes que são enviadas para integrantes da Academia.

Reuters

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

Projeto do escritor e professor cearense Gonzaga Mota doa livros para escolas públicas da Capital e do interior

Por Diego Barbosa,  Com a ação, Gonzaga Mota já circulou por 20 instituições, ora aumentando acervos, ora criando novas mini-bibliotecas Com facilidade, a porta em que está cravada a placa "Livros de escritores cearenses" escancara-se em nova visão. Do outro lado do anteparo, o olhar mira num aconchegante espaço, onde repousam, organizadas e coloridas, obras de toda ordem. São títulos tradicionais e contemporâneos, exemplares de poesias, contos, crônicas, romances. Em comum a todos eles, o DNA nosso: possuem assinatura de cearenses. E querem ganhar mais mundos, outras trilhas. Mantido pelo escritor e professor Gonzaga Mota, o gabinete da descrição acima é recanto de possibilidades. Desde o começo deste ano, o profissional mantém um projeto de doação de livros para escolas públicas de Fortaleza e do interior, almejando estender o raio de alcance da leitura, especialmente entre crianças e jovens. A vontade de fazer com que os volumes saltem da…