Jabuti já recebe inscrições

Critérios de avaliações das 27 categorias que já existiam foram revistos. Edição inclui duas novas categorias: HQs e Livros Brasileiros Publicados no Exterior.
Inscrições ao Prêmio Jabuti estão abertas até o dia 18 de julho | © Divulgação
Inscrições ao Prêmio Jabuti estão abertas até o dia 18 de julho | © Divulgação
De hoje até o dia 18 de julho, editoras e autores poderão submeter suas obras para o Prêmio Jabuti, o mais longevo e tradicional prêmio literário do País. Podem se inscrever nas suas 29 categorias livros publicados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016. A edição de número 59 vem com algumas novidades. A principal delas foi a inclusão de duas categorias: Histórias em Quadrinhos e Livro Brasileiro Publicado no Exterior. Mas não param por aí.

O regulamento, que pode ser lido clicando aqui, foi revisado pela curadoria e os critérios de avaliação de cada uma das categorias ganharam nova redação, como pode ser lido no Anexo I do regulamento.

As novas categorias

Os livros inscritos em Histórias em Quadrinhos concorrem em pé de igualdade com os candidatos em outras categorias: com prêmio em dinheiro e podendo competir pelo prêmio Livro do Ano - Ficção. Por conta da criação dessa nova categoria, a categoria Adaptação deixa de receber livros desse gênero. Nessa categoria, o júri deverá se atentar a três critérios: integração entre imagem e texto; originalidade, inventividade e perícia técnica e edição e produção gráfica.

A categoria Livros Brasileiros Publicados no Exterior, ao contrário, é recheada de exceções. As principais delas são que o livro não concorre a prêmio em dinheiro e nem ao Prêmio Livro do Ano. Podem concorrer autores brasileiros (natos ou naturalizados), que tenham residência permanente no país. Os livros precisam ter tido a sua primeira edição em formato impresso publicada no exterior ao longo de 2016 com tiragem mínima de mil exemplares. Levam para casa o troféu, além do autor brasileiro, o editor estrangeiro, que receberá passagem e hospedagem por três dias em São Paulo, onde terá reuniões com editores brasileiros. Entre os critérios de avaliação dessa categoria, o Jabuti levará em conta as estratégias de promoção e de divulgação do título no exterior; tiragem e distribuição e qualidade e acabamento do produto final.

As outras 27 categorias da 59ª edição do Jabuti são: Adaptação; Arquitetura, Urbanismo, Artes e Fotografia; Capa; Biografia; Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Comunicação; Contos e Crônicas; Didático e Paradidático; Direito; Educação e Pedagogia; Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer; Engenharias, Tecnologias e Informática; Gastronomia; Ilustração; Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil; Infantil; Infantil Digital; Juvenil; Poesia; Projeto Gráfico; Psicologia, Psicanálise e Comportamento; Reportagem e Documentário; Romance; Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas; e Tradução.

Os primeiros colocados em cada uma das categorias (exceto a Livro Brasileiro Publicado no Exterior) levam para casa, além da estatueta, prêmio de R$ 3,5 mil. Os ganhadores dos prêmios Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – Não Ficção ganham R$ 35 mil.

As inscrições devem ser feitas pelo site do Jabuti. Os valores das inscrições podem ser consultados clicando aqui.

Comentários

Mais Visitadas

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Dentro da rotina das redes sociais, mulheres dividem as dificuldades e os pontos positivos de expor a maternidade

A Palavra Não

Livros com temática de direitos humanos são vandalizados na UnB