Literatura na praça

Iniciativa de escola de Bela Vista do Fão proporciona acesso dos moradores aos livros, revistas e jornais

 Créditos: Alício de Assunção 
CONHECIMENTO: Geladeira guarda livros que podem ser retirados pela população Alício de Assunção
Lajeado - Desde segunda-feira, quem frequentar a praça em frente à igreja católica no Distrito de Bela Vista do Fão irá deparar-se com uma novidade: uma geladeira acomoda dezenas de livros, revistas e jornais que podem ser retirados pelos frequentadores e, é claro, depois de lidos, devolvidos. A iniciativa "Biblioteca na Praça" faz parte de um projeto de compartilhamento de conhecimento que envolve os professores e alunos da Escola Estadual Frei Antônio.
"Nossa intenção é proporcionar leitura para toda a comunidade", destaca a diretora Maristela Giovanella. No primeiro dia, dezenas de alunos e integrantes do grupo da terceira idade da localidade acompanharam uma rápida apresentação do projeto e em seguida já conferiram os exemplares. De acordo com a professora Isabela Groff, entre os objetivos estão o de oportunizar a leitura a todas as pessoas, criar uma consciência da importância de ler, propor experiências diferentes em ambientes abertos e promover ações de integração.
Os cerca de 60 alunos envolveram-se em atividades como Semana do Livro Infantil, pintura da geladeira, colagem de adesivos, parceria com o Cipave e divulgação. Ainda de acordo com os educadores a intenção do projeto se reforça ao se disseminar cada vez mais o gosto pela leitura. "Também, conservar valores como contação de histórias orais pelas pessoas mais idosas e valorizar a parceria de sempre com a comunidade de Bela Vista do Fão e o grupo da terceira idade. Desejamos que nossos alunos aprendam que, mesmo residindo em uma comunidade do interior, valores como respeito e cuidado ao que é de todos devem ser observados sempre; e, que podemos sim, usar espaços comuns para a promoção da leitura", comenta Isabela. Para 2 de julho uma nova atividade está prevista no local com a presença de um grupo de escritores da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat).
Interesse
A agricultora aposentada Geni Groff (71) aproveitou o primeiro dia para procurar um exemplar de revista com um assunto que tem interesse. "Adoro fotografias e textos que falem sobre casas e construções e já encontrei ideias nessa publicação sobre arquitetura", comentou.

Comentários

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira