Pular para o conteúdo principal

Amantes da literatura pesquisam coletivos de leitura em Pernambuco


Um dos organizadoras da pesquisa, o Clube de Leitura Floriterárias realizou seu 24º encontro em maio, no Sesc Santo Amaro, Região Centro do Recife.  (Osnaldo Moraes/DP)
Um dos organizadoras da pesquisa, o Clube de Leitura Floriterárias realizou seu 24º encontro em maio, no Sesc Santo Amaro, Região Centro do Recife.
Um animado grupo que se define como Liga de Leitoras e Leitores de Pernambuco inicia um processo que pode revelar uma realidade que seria considerada extemporânea em tempos de muita fixação em mídias digitais: a multiplicação de clubes e grupos literários. São coletivos de pessoas que não se contentam em apenas ler livros, mas querem conversar e debater sobre temas relativos aos livros e à literatura, colocando em xeque posicionamentos taxativos de quem se atreve a prever fim de publicações impressas. “Queremos mobilizar um encontrão de clubes de leitura”, diz Anita Presbitero, do Clube de Literatura Floriterárias, que realiza reuniões mensais.

Para tentar viabilizar o “encontrão”, a Liga criou um formulário virtual e pede que cada integrante de clube multiplique a divulgação para alcançar a maior quantidade possível de clubes e grupos cadastrados. “Não importa quantas pessoas participem ou o gênero de literatura, nem mesmo o tempo de existência, mas que sejam coletivos que existam em torno da literatura e que nos indiquem meios de contatos”, diz Anita Presbitero. “Queremos reunir grupos literários de Pernambuco, que realizam debates regularmente sobre os livros lidos, seja de forma presencial ou através das redes sociais”, explica.

formulário virtual já está disponível (basta clicar aqui) e o preenchimento pode ser realizado até o próximo dia 30. O preenchimento é simples e pode ser feito por celular, tablet, notebook  ou computador, indicando dados básicos como nome e data de criação do clube, número de integrantes, responsável(is) e seu(s) WhatsApp, indicação se os debates são presenciais ou virtuais (por WhatsApp, etc.) e quantos foram realizados, além de informar eventuais perfis em redes sociais (Facebook, Instagram, Skoob e Twitter), canal no YouTube, blog/site ou outros. Para julho está prevista uma reunião apenas com representantes de todos os clubes, para definição de detalhes para o Encontrão dos Clubes de Leitura PE.

Fonte: Diário de Pernambuco

Comentários